Ter uma motocicleta, para muita gente é uma maneira de ganhar a vida. Afinal, ganhar o trânsito caótico da atualidade é muito mais fácil. Especialmente neste tempo onde tudo é instantâneo, os serviços oferecidos também precisam ter. Além disso, há também aqueles que apostam nas motos como um meio de expressar sua personalidade livre.
Na atualidade, estão disponíveis no mercado várias categorias de moto. Cada uma delas possui especificidades que habilitam o suprimento de um tipo de demanda. Se o caso é de paixão por velocidade, há uma categoria para isso. Mas, se o condutor retira dela o seu trabalho, há também um tipo de motocicleta que pode ser melhor explorada.
Para entender mais sobre isso, separamos todas as categorias para que você entenda mais sobre cada uma delas.
Cubs e Scooters
As Cubs e Scooters são modelos que expressam segurança e conforto. De maneira geral, elas são as preferidas dos condutores iniciantes. Entre as categorias de moto elas expressam versatilidade urbana. Elas possuem um chassi mais resistente e bom desempenho na cidade. Além de serem mais baratas elas também são excelentes para carregar itens pessoais e capacetes.
Street
De modo geral, essas são as mais encontradas no trânsito da cidade. Elas são as principais representantes das motos de trabalho por causa da economia e desempenho que demonstram. Sua posição entre as categorias de moto preferidas entre os trabalhadores se dá por causa de características como sua suspensão, freios, motor e agilidade. Com esse conjunto especialmente preparado, os condutores podem enfrentar melhor o trânsito cotidiano.
As motos Street têm uma boa dirigibilidade. Elas são mais fáceis de pilotar e de serem sustentadas pelo corpo. Além disso, o desempenho das motos Street trazem para o condutor uma boa relação de economia. E, quando a relação estabelecida entre o piloto e máquina é de trabalho, nada melhor do que produzir mais gastando menos.
Trail e Big Trail
Esse tipo de motocicleta é o que confere mais conforto ao condutor. Especialmente para quem possui uma menor estatura, essa é uma excelente opção entre as categorias de moto. A forma como foi desenhada permite a esse tipo de motocicleta oferecer um assento diferenciado com suspensão e guidão de alturas elevadas. Com essa estrutura, a moto pode vencer mais facilmente questões como terrenos acidentados e trânsitos cheios. Embora sejam um pouco mais caras que as convencionais, essas motocicletas servem perfeitamente aos amantes do asfalto tanto quanto servem aos trilheiros.
Naked
As motos Naked são consideradas as mais bonitas entre as categorias de moto. Elas atraem essa atenção por causa da simplicidade da carenagem, ou da ausência dela. Apesar de deixar os pilotos mais expostos às forças naturais, ela também dá mais praticidade nas estradas e ruas. Normalmente elas possuem uma potência maior em cilindradas em relação às demais categorias.
Esportiva
As motos esportivas são das mais desejadas entre as categorias de moto. Essas são as que possuem maior possibilidade de potência e possibilidades. Todas essas características são transmitidas a partir de uma aerodinâmica e desempenho especialmente desenvolvidas para esse desempenho. De maneira mais específica essa potência está expressa no design dos pneus largos, altura mais baixa banco desenvolvido para a pilotagem em posição mais para deitada. Embora façam muita presença, não são as motos mais confortáveis para o uso contínuo.
Touring
É cada vez mais comum encontrar pelas estradas brasileiras esse tipo de motocicleta. Afinal, elas são o tipo ideal para quem ama aventuras nas estradas. As motos do tipo Touring oferecem um desempenho incrível nas rotas longas. Além de autonomia, é também uma fonte de conforto que quase se compara a um carro. Por serem desenhadas especialmente para longos percursos elas possuem um tanque com grande capacidade, acessórios que protegem contra os ventos e até um espaço para o transporte de bagagens. Elas também costumam ser bem mais pesadas que as demais categorias, por essa razão, pedem um pouco mais de experiência por parte do piloto.
Custom
As motocicletas no estilo Custom também são as preferidas das estradas. Entre as categorias de moto elas ocupam um espaço especial no coração dos piloto que amam a personalização. Apesar de já terem sido o cartão postal de tribos específicas de pilotos, hoje elas são bem mais comuns no trânsito. Ainda chamam bastante atenção, mas já foram aderidas com mais naturalidade.
O design das Custom geralmente privilegiam o conforto. Isso é claro através da posição do banco em relação ao guidão, suspensão e garfo. Mas, elas também são identificadas por seus motores grandes que geralmente são personalizados com detalhes cromados ou outras características.
Agora, conhecendo as particularidades de cada tipo de motocicleta, é bem mais fácil se encontra entre as categorias de moto. A fim de que a escolha seja acertada, basta identificar corretamente a demanda, então, partir para a decisão.
Quer saber mais sobre o assunto? Receba nossas novidades em primeira mão!