Tópicos

Pesquisar
ar-condicionado

Uso correto do ar-condicionado

O ar-condicionado automotivo, muitas vezes, é encarado como um item de conforto do veículo. Contudo, a verdade é que, a depender da região do país onde você se encontra, ou da estação que esteja enfrentando, essa passa a ser uma questão de necessidade.

Nesse sentido, é importante que se saiba que, o modo correto de utilização desse item faz toda a diferença. Isso porque, isso influi tanto no aproveitamento do potencial do ar quanto em outros aspectos como economia. Tudo isso sem falar na vida útil do equipamento, que pode se beneficiar, em muito, dos bons hábitos de utilização.

Então, a fim de te ajudar a promover todos esses benefícios, reunimos aqui boas dicas sobre o assunto. É só ficar por aqui com a gente e descobrir o que fazer para potencializar o uso do seu equipamento.

Ligue o ar-condicionado com frequência

Uma das maneiras de utilizar o ar-condicionado corretamente é fazendo isso com determinada frequência. Em outras palavras, o ideal é não permitir que o equipamento fique desligado por muito tempo.

Quando se deixa um equipamento como esse desligado por muito tempo, a tendência é que se acumule poeira nos seus componentes. Esse acúmulo atrapalha a lubrificação, que é uma ocorrência importante para o seu bom funcionamento. Assim, ligar o seu equipamento com frequência estimula essa lubrificação, permitindo o melhor funcionamento.

Reutilize a circulação do ar

Embora o ar-condicionado do carro possua um botão de recirculação do ar, a maioria das pessoas não sabe como utilizá-lo. Contudo, essa ferramenta serve para impedir que o ar presente fora do veículo entre para dentro do carro. Nesse caso, somente o ar já presente dentro do carro será utilizado na circulação.

Mas, é importante se lembrar que esse não é um recurso que pode ser utilizado com frequência. Isso porque, essa reutilização pode causar ressecamento do ar que afeta a saúde dos presentes. A ideia é fazer a sua utilização em algumas situações específicas. São elas: em proximidade a fumaças, em trajetos de estada de chão, em trajetos com mau cheiro ou durante a neblina.

Elimine o ar quente e, só então, aproveite o ar frio

Na maior parte do país, o uso desse equipamento se dá em virtude do calor. Ou seja, ao adentrar o carro, de maneira geral, o veículo já se encontra com uma concentração significativa de ar quente. Assim, a primeira ideia é sempre ligar o ar-condicionado logo, a fim de dissipar o calor. Contudo, a exigência excessiva do equipamento de refrigeração pode comprometer a sua vida útil.

A saída, então, é muito simples. Para evitar esse grande impacto, o ideal é retirar o ar quente do interior do veículo, antes de ativar o ar gelado. Para isso, abra bem as janelas e aguarde por um período até que o ar quente saia. Depois de dissipá-lo completamente, é hora de fechar as janelas novamente e, finalmente, aproveitar o ar-condicionado.

Faça a manutenção periódica

A fim de manter o uso saudável do ar-condicionado, é necessário que se faça uma manutenção periódica no equipamento. O ideal é que se faça uma manutenção profissional a cada seis meses. Isso porque, há uma porção de componentes que fazem com que tudo funcione corretamente. Então, vale a pena garantir que cada peça funcione corretamente a fim de que o todo produza o que se espera.

Enquanto isso, é importante cuidar para que tudo funcione corretamente. Isso inclui limpezas e uso consciente. Inclusive, a troca do filtro é um cuidado importante que deve fazer parte da rotina de manutenção.

Com o sistema de rastreamento da Declatrack você tem um modulo exclusivo para manutenção do seu veículo, clique aqui para saber mais

Use o ar-condicionado em dias frios

Finalmente, você também precisa saber que, o ar-condicionado não é uma ferramenta apenas para os dias quentes. Afinal, condicionar o ar também é uma tarefa que se espera para os dias frios. Ou seja, condicionar também pode ser aquecer o ar, e não apenas resfriá-lo.

Como a ideia é que não se deixe o equipamento sem uso por muito tempo, é importante fazer essa utilização em dias frios. Para isso, você pode condicionar o ar a ficar quente em situações em que o clima esteja muito frio.

Outra razão para se fazer isso é por causa do embaçamento dos vidros. Quando a temperatura do lado de fora é menor do que a que se manifesta do lado de dentro, os vidros tendem a ficar embaçados. Nesse caso, o uso do ar quente é uma boa estratégia para desembaçá-los de maneira rápida e eficaz.

 

Como você pode ver, utilizar o ar-condicionado não é apenas acionar o equipamento. A fim de que tenha um bom resultado, a utilização correta faz toda a diferença. Então, vale a pena entender melhor o seu funcionamento e melhor forma de utilizá-lo.

Clique e saiba como proteger seu veículo