Depois de tanto tempo presos em cada, qualquer oportunidade de viagem é um acontecimento, não é mesmo? Contudo, além do desejo grande de explorar novas possibilidades o que deve estar presente é a responsabilidade. E, entre as principais ações que se espera de quem está prestes a viajar, a revisão é um ato indispensável.
Então, sabendo disso, você precisa conferir que itens não podem faltar na hora dessa preparação. Para saber tudo sobre o assunto, basta continuar com a gente até o final deste post.
Por que fazer a revisão?
Antes de partir para a aventura, uma revisão automotiva é um item indispensável na bagagem. Isso é necessário haja vista o desgaste previsto em um conjunto mecânico.
Como você já deve saber, um veículo possui um emaranhado de conexões e peças que sofrem atritos e têm vida útil pré-determinada. Essa é a razão para que se institua revisões programadas e preventivas a fim de garantir que tudo esteja em perfeito funcionamento.
Embora essa já seja uma ação esperada de quem possui um veículo, a verdade é que eventos como viagens também pedem uma ação extraordinária. Ou seja, mesmo que o seu veículo esteja com as revisões periódicas em dia, o cuidado nunca é demais. Como dizem por aí: “o seguro morreu de velho”, não é mesmo?
Logo, esse tipo de revisão promove a segurança de quem ocupa o veículo e de quem participa do trânsito como um todo. Então, não há nenhuma razão plausível para que o cuidado não seja tomado.
Itens indispensáveis no check list de revisão de viagem
Para garantir que tudo esteja nos conformes, um check list com os pontos mais importantes a serem revisados deve ser cumprido. Então, abaixo estão os principais itens que não podem ficar de fora a qualquer custo;
Sistema elétrico
Entre as principais causas que costumam surpreender negativamente as viagens, estão as panes elétricas. Assim, faz todo o sentido que o sistema elétrico seja minuciosamente verificado na revisão, antes que se pegue a estrada.
É o sistema elétrico que comanda diversas funções no veículo. Assim, a fim de que a viagem se torne mais segura, é necessário que se verifique o pleno funcionamento das luzes, por exemplo. Além disso, a revisão deve considerar a verificação da bateria, que é o que dá força à maioria das outras funções.
Pneus
Durante a revisão do veículo, a verificação dos pneus também é uma tarefa impossível de ser negligenciada. Nesse caso, há a necessidade de conhecer e identificar falhas nos pneus e variáveis que precisarão de cuidados especiais.
O primeiro cuidado é a respeito da calibragem dos pneus. A propósito, embora pareça uma tarefa corriqueira, é preciso incluir a calibragem na revisão. Para isso, é importante conhecer as orientações do fabricante a respeito do assunto. Essas informações costumam estar no manual do usuário e precisam ser cumpridas com fidelidade.
Além da calibragem é preciso observar se os pneus possuem desgastes ou bolhas. Caso estejam com as proporções fora daquelas indicadas pelo fabricante, é hora consertar tudo. Para isso existem soluções específicas ou mesmo a possibilidade de troca. E, claro, as mesmas preocupações devem se aplicar ao estepe.
Alinhamento e balanceamento
Além dos cuidados com os pneus, as demais questões que os acompanham também precisam de cuidados. O conjunto completo de atenção é capaz de promover mais estabilidade e dirigibilidade ao veículo.
Uma das grandes aplicações da falta de alinhamento e balanceamento é o aumento do gasto de combustível, irregularidades no desgaste dos pneus e desequilíbrio do veículo. Assim, é necessário que se faça o alinhamento e balanceamento do veículo a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, quando o assunto é viagem, vale a pena antecipar esse limite, a fim de aumentar os níveis de segurança dos passageiros.
Sistema de freios
Obviamente, o cuidado com o sistema de freios não pode, de maneira nenhuma, ficar de fora de uma revisão de viagem. Isso porque, a perda da capacidade de parar o veículo pode causar um grande problema nas cidades. Mas, nas estradas isso pode se potencializar e causar grandes desastres.
Nesse sentido, é imprescindível que se preste atenção em barulhos diferentes e vazamentos no veículo. Embora essas atitudes devam ser permanentes, na hora da viagem é importante verificar outros itens importantes. Ao levar o carro ao mecânico para a revisão, ele deverá ver mais cuidadosamente questões como discos, pastilhas, tambor, sapatas, lonas, cilindros de roda e características do fluido.
Itens de segurança
Apesar de existirem ainda outros pontos igualmente importantes, os itens de segurança finalizam a nossa lista de pontos que não podem passar desapercebidos na hora da revisão. Embora você mesmo possa checar vários desses itens, a ajuda de um profissional pode potencializar a segurança.
Entre os principais itens aqui, destacamos a importância de se checar os faróis, e lâmpadas, a fim de assegurar a comunicação nas estradas. Além disso, é uma boa oportunidade de checar o para-brisa, bem como suas borrachas e capacidade de limpeza. Nesse mesmo sentido, é importante verificar o nível de água do reservatório.
E, claro, não se deve deixar para trás o kit de ferramentas essenciais. Afinal, além de serem de suma importância para a segurança, a sua falta pode gerar multas de trânsito. Então, antes de pegar a estraga, certifique-se de que a documentação do veículo e do condutor estejam em dia, e se o carro está equipado com macaco, chave de roda e triângulo.
Agora, sim, é hora de colocar o pé na estrada!
Você também vai gostar de saber: Velocidade e consumo de combustível