Harley Davidson a história de uma lenda

A Harley-Davidson é uma das mais famosas marcas de motos do mundo, sendo um dos símbolos dos Estados Unidos em todo o mundo. Então, que tal conhecer mais sobre marca icônica?

A Harley-Davidson é uma icônica fabricante americana de motocicletas. Fundada em um pequeno galpão em 1903 por William S. Harley e os irmãos Arthur e Walter Davidson em Milwaukee, Wisconsin. A Harley produz motocicletas tradicionais que utilizam motores V-Twin refrigerados a ar.

O início:

Quando a Harley e a Davidson produziram e venderam sua primeira motocicleta em 1903, elas eram uma das muitas pequenas marcas de motocicletas surgindo nos Estados Unidos. Dessa forma, mais de um século depois nota-se Harley-Davidson é tão enraizada na cultura americana que a história da empresa se entrelaça com a história da própria América.

A Harley-Davidson  se incorporou em 1907, com William Davidson oficialmente unindo forças com seus dois irmãos e Harley. Estabelecendo raízes em Milwaukee. Logo a Harley-Davidson começou a contratar funcionários e, no final da década, estava produzindo bicicletas usando seu exclusivo V-Twin refrigerado a ar de 45 graus.

Crescimento:

Durante a próxima década, a Harley continuou a se expandir. Muitas vendas foram geradas pelo Tio Sam, com os militares americanos adquirindo motocicletas Harley durante a Primeira Guerra Mundial.

A Harley-Davidson produziu muitas motocicletas para os Estados Unidos durante as duas guerras mundiais.

A Harley  continuou a crescer e, no início dos anos 30, seu único rival doméstico sobrevivente era a Indian. Nessa época ela expandiu-se em tempo de paz, e produziu grandes quantidades de bicicletas para os militares americanos durante a Segunda Guerra Mundial. O press kit da Harley-Davidson cita sua produção de motocicletas em tempo de guerra em 90.000 unidades.

Os desenvolvimentos Harley-Davidson do pós-guerra incluem a introdução do Sportster em 1957, o mais antigo modelo de produção na atual linha, bem como outros modelos exclusivos.

Mudanças:

A Harley experimentou mudanças em sua propriedade nos anos 60, tornando-se pública em 1965, e também fundindo-se à American Machine and Foundry (AMF) em 1969. Um declínio nas fortunas fez com que a AMF vendesse sua participação de volta para a atual propriedade, que incluía membros das famílias fundadoras. No início dos anos 80. O envolvimento da família Davidson no dia-a-dia da DH continua, com o descendente direto Willie G. Davidson atuando como presidente.

Os anos 80 e 90 viram a introdução de modelos que continuam até hoje, como as linhas Softail, FLT e Road King, unindo modelos clássicos como o Electra Glide. Nos anos 90, a Harley-Davidson também consolidou seu domínio sobre as motocicletas Buell, assumindo o controle do fabricante americano de bicicletas esportivas e de rua e vendendo motocicletas Buell em muitos revendedores Harley-Davidson.

Atualmente:

Desde a virada do século, a Harley-Davidson manteve sua imagem como um clássico ícone americano. Mas a montadora está alcançando outros pilotos com a introdução de modelos mais voltados para o desempenho, como o V-Rod – que foi a primeira Harley com resfriamento do motor à água. Da mesma forma a HD tem adentrado ao mercado mais jovem, lançando reformulações mais ousadas de seus modelos clássicos, como o Cross Bones e outros membros de sua linha Dark Custom, como o Iron 883.

Powered by Rock Convert

A Harley-Davidson também demonstra o que pode ser feito com os produtos de seu vasto catálogo de Acessórios para Motores Originais e peças para Motores na forma de sua linha CVO (Custom Vehicle Operations). As motocicletas CVO são modelos da linha padrão da Harley que receberam o tratamento real, como o motor Screamin ‘Eagle Twin Cam 110, a pintura personalizada e os controles e componentes HD tops de linha.

Motores

A Harley-Davidson, desde o começo, tem usados V-Twins refrigerados a ar de 45 graus. Os powerplants da Harley e seus cronogramas de serviço são vistos abaixo, cortesia dos arquivos da Harley-Davidson.

Twin Cam 103 1999-2006
Twin Cam 96 2007-Presente
Twin Cam 88B (versão balanceada do Twin Cam 88) 2000-2006
Twin Cam 88 2000-2006
Evolução 1340cc 1984-1999
Shovelhead 1966-1985
Panhead 1948-1965
Knucklehead 1936- 1947
Flathead 1930 -1948
F-Head, também conhecido como JD, válvula de bolso e IOE (entrada sobre escape) 1914-1929 (1000cc) e 1922-1929 (1200cc)
Revolution Engine 2001-Presente
Evolution Sportster 1986-Presente
Ironhead Sportster 1957-1985
Modelo Flathead K 1952-1956

CORRIDA

A Harley-Davidson dominou as corridas Flat Track por muitos anos e continua até hoje.

O público que conhece melhor é a Harley-Davidson, mas a empresa americana tem um histórico passado de corrida. Pilotos pré-Segunda Guerra Mundial como Joe Petrali fizeram um nome para si mesmo fazendo campanha no Bar e Shield em corridas AMA Hillclimb e Dirt Track, com Petrali marcando inúmeros títulos Grand National.

Após a guerra, a HD continuou a causar estragos em pistas de terra e a marca americana também obteve sucesso nas corridas de rua. Um nome para sempre ligado à Harley-Davidson é Cal Rayborn. O AMA Hall of Famer venceu a Daytona 200 por Harley e também estabeleceu o melhor recorde de velocidade em terra da motocicleta em Bonneville, com uma corrida de 265.492 mph em um streamliner equipado com motor Harley-Davidson.

Na pista de terra, a Harley-Davidson XR750 dominou a série AMA. O piloto mais bem sucedido na história da HD foi Scott Parker, que registrou 93 vitórias e nove títulos de campeão sob a bandeira Bar and Shield. Outro piloto do Flat Track com o nome da Harley e o XR750 é Chris Carr, sete vezes campeão do Flat Track.

O atual sucesso nas corridas está focado nas séries arrasto NHRA e AMA Flat Track. Andrew Hines e Eddie Krawiec lideram a fábrica da Vance & Hines NHRA. Krawiec ganhou o seu primeiro título NHRA em 2009, enquanto o piloto de fábrica e campeão Kenny Coolbeth continua a ser o piloto a bater na série AMA Flat Track.

E ai, o que achou da história da Harley? Conta pra gente nos comentários.

Gostou do nosso post? Então se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro de todos nossos posts.

Veja também os melhores jogos de carro de 2019.

Fale Conosco