Assim como quanto à adequação legal, o carro modificado também encontra dificuldades na contratação de um seguro. Isso é um aspecto a ser pensado pelos apaixonados por carros. O fato de ansiarem por modificações e inovações em seus veículos pode chamar más intenções e colocar em risco seus carros.
A fim de proteger um carro modificado, o mercado tem algumas opções que merecem atenção. Entre elas está a contratação de um seguro. Embora contratar esse tipo de serviço seja uma ação simples e comum a quem possui bens como carros, a história muda um pouco quando há modificações em jogo.
Então, se você sonha em transformar o seu carro a partir da sua personalidade, é bom saber tudo sobre o seguro e descobrir qual é a melhor maneira de protegê-lo.
Existe Seguro Para Carro Modificado?
Conforme se espera, um carro modificado representa a personalidade de seu dono. Mas, para que isso aconteça, na maioria das vezes é necessário modificar a estrutura do veículo. Então, além de diferente e personalizado, esse tipo de carro também se torna mais interessante para os ladrões.
Não é segredo que, antes de mensurar o valor de um seguro, a seguradora considere o perfil do carro e do condutor. Durante a análise do perfil muitas companhias consideram perigosas as modificações, alegando, inclusive, que elas podem potencializar os riscos de acidentes e problemas mecânicos. A maioria delas se comprometem com veículos com pequenas alterações como luzes, pinturas e coisas desse nível. seguradoras para carros modificados de maneira mais radical, mas, as grandes modificações ainda encontram, sim, resistência.
Então, se você sonha em transformar o seu carro a partir da sua personalidade, é bom saber tudo sobre o seguro e descobrir qual é a melhor maneira de protegê-lo.
Por Que Seguros de Carros Modificados São Mais Caros?
Conforme já dito anteriormente, contratar um seguro para um carro modificado pode ser uma tarefa árdua. Quando encontradas, as companhias seguradoras fazem uma série de análises a fim de que se garanta um bom negócio. Assim, deve-se esperar que esse tipo de contratação custe um pouco mais do que as contratações de seguros para carros considerados comuns.
O primeiro motivo para esse aumento de preço é o fato de as seguradoras considerarem a troca de itens de série como perigosas para a direção. Assim, parece mais propício que haja danos e acidentes com os carros em questão e com terceiros no tráfego. Além da propensão ao perigo, as alterações também custam mais caro à manutenção, conforme as companhias de seguro. Da mesma forma seria mais difícil fazer previsões desse tipo de reparo, o que dificulta a análise.
O perfil dos motoristas que costumam modificar seus carros também pesa na hora da contratação do seguro. Apesar de parecer preconceituoso, é comum tachar o condutor de um carro modificado como mais propenso a cometer infrações de trânsito. Aparentemente as companhias veem isso como um dado histórico que identifica os motoristas como mais tendenciosos ao excesso de velocidade e outras infrações do tráfego.
A partir desses aspectos, as seguradores incluem o carro modificado no rol de veículos mais propensos à utilização do seguro, logo, transfere o risco para o preço da apólice.
Como Proteger um Carro Modificado
Embora exista, então, opções de seguro para um carro modificado, nem sempre a contratação é a maneira mais eficiente de protegê-lo. Afinal, muitos dos diferenciais desse tipo de veículo está utilização de acessórios na customização. Porém, além de chamar mais a atenção de bandidos, os acessórios não recebem o devido cuidado das seguradoras. Dessa forma, de maneira comum, eles não estão cobertos pela apólice. Não parece, então, razoável que o proprietário de um carro customizado pague mais caro para ter uma apólice de seguros e, ainda assim, continue a correr riscos.
Para solucionar o problema, o ideal é adquirir para o veículo um dispositivo rastreador. Além da comodidade de ter, em tempo real, informações sobre o carro, a instalação desse tipo de dispositivo promove mais segurança para o carro modificado. Através de um rastreador é possível acompanhar o desempenho e as atividades do carro no tráfego, receber notificações de furos de cercas eletrônicos e localizar o veículo de maneira mais eficiente em casos de furto ou roubo.
Um rastreador veicular é um aparelho pequeno, discreto e de fácil instalação. Além disso, o seu valor normalmente está bem abaixo das cotações de seguro e não dependem de análises de perfis de condutores ou condições dos veículos. Uma vez instalado, o rastreador veicular oferece segurança ao carro modificado, ao mesmo tempo em que inibe a ação de criminosos e protege a vida dos ocupantes do veículo. Enquanto uma apólice de seguros impõe limitações e acréscimos, o rastreador facilita a vida do motorista. Isso é possível enquanto cuida das vidas estimadas pelo proprietário e do carro que é, também, uma parte de si mesmo.
Quer saber mais? Receba tudo em primeira mão!