Tópicos

Pesquisar
Pane elétrica

Pane elétrica no carro: tudo que você precisa saber

Manter a manutenção do carro em dia é um objetivo comum e substancial quando se possui um veículo. Afinal, são esses cuidados prévios que evitam dores de cabeça no meio do trajeto e afastam riscos. Entre as ocorrências mais comuns está a pane elétrica, por exemplo. Um acontecimento tão comum quanto chato, e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Mas, você sabe realmente o que esse termo significa? Se não sabe, não há nenhum problema. Isso porque, aqui estão reunidas as principais informações sobre o assunto. Então, é só ficar com a gente até o fim deste post e não perder nadinha!

O que é e como ocorre uma pane elétrica?

É bem verdade que o termo é bastante autoexplicativo. Contudo, nunca é demais reforçar conceitos importantes como esses, não é mesmo?

De maneira geral, a pane elétrica é um evento causado pelo sistema de alimentação de determinado carro. Assim, quando há problemas em itens essenciais do sistema, como bateria e alternador, os reflexos são sentidos através de uma falha geral em todos os componentes elétricos do veículo.

Assim, o problema geralmente decorre da ausência de carga na bateria do veículo. Mas, também há a chance de ser uma questão com o alternador, que alimenta a bateria.

Além dessas duas questões principais, há outros fatores que podem causar uma pane elétrica. Entre eles estão, por exemplo, a queima de um fusível. Embora pareça uma questão simples, e realmente é, é preciso cuidar para que a troca seja devidamente feita a fim de que tudo volte a funcionar.

A falha no sistema de injeção eletrônica também pode ser um causador do problema. A boa notícia é que esse é um problema fácil de se identificar a partir de um teste de funcionamento no motor.

Embora aconteça com menos frequência, a bomba de combustível também pode contribuir com o problema. Isso porque, essa peça precisa entregar combustível ao motor com uma determinada pressão. Caso isso não aconteça devidamente, é possível que aconteça uma pane.

Finalmente, é importante cuidar da bobina do carro, a fim de que não seja ela a causadora do evento. Afinal, apesar de ser de sua natureza gerar certas tensões e faíscas, ao superaquecer, a peça pode colocar o sistema elétrico a perder.

Reprodução Canva
Reprodução Canva

Como evitar as panes?

Ao conhecer um pouco mais sobre a natureza da pane elétrica, você precisa também desenvolver mecanismos para evitá-la. Diga-se de passagem, não há nada tão inconveniente quanto ter que parar uma viagem no meio por causa de problemas como esses.

Então, a melhor maneira de evitar esses eventos é mantendo em dia a manutenção do veículo. Embora nem todos os condutores possam identificar as possíveis falhas antes que elas aconteçam, um bom acompanhamento profissional é capaz de fazer isso.

A propósito, a manutenção preventiva é muito importante para identificar e prevenir possíveis falhas elétricas, mas, ela vai muito além disso. Além de verificar as questões da alimentação do carro, uma olhada profissional também identifica questões mecânicas e soluções antecipadas para problemas que ainda nem apareceram.

Nesse sentido, você não precisa ser um especialista para manter o seu veículo em pleno funcionamento. Mesmo com o conhecimento de um homem médio, ao analisar o manual do fabricante já terá belos insights para seguir. A partir dessas orientações, procurar ajuda de um especialista é sempre uma boa ideia.

Como sair de uma pane elétrica

Obviamente, ainda que tome todos os cuidados prévios, uma pane elétrica ainda poderá te pegar de surpresa. Para esses momentos, também é importante ter cartas na manga a fim de amenizar o impacto negativo.

A primeira missão de quem passa por isso enquanto está em movimento, é manter a calma e encontrar um local seguro para estacionar. Talvez você tenha que fazer isso empurrando o veículo, mas, é importante fazê-lo.

Depois de se colocar em segurança, é hora de alertar aos demais participantes do tráfego. Para isso, posicionar o triângulo de segurança é muito importante.

Em seguida, você poderá precisar de ajuda. Então, se houver alguém para quem possa ligar, essa é a hora. Mas, se não for uma opção, talvez outros motoristas possam ajudar você a sair dessa.

A depender do tipo de problema a causar a pane elétrica, talvez seja possível resolver a questão no próprio local da pane. Mas, talvez a situação seja um pouco mais complicada. Se for o caso, solicite a remoção do veículo a partir de ajuda profissional.

 

Agora, sim, você já tem uma boa base para sobreviver a uma pane elétrica. Mas, conforme já adiantamos, a melhor ideia sobre o assunto é retardá-la ao máximo, a partir de ações de prevenção. De todo modo, guarde bem essas informações e garanta uma boa experiência na direção.

Clique e saiba como proteger seu veículo!