Imagine a cena: Você sai de casa todo dia para ir até o local de trabalho com a sua moto e estaciona sempre no mesmo local. Um belo dia, dado o horário do retorno, você vai em direção à sua moto, mas, ela sumiu. Qual seria a reação? Esse e outros casos de furto e roubo acontecem diariamente com diversos motociclistas. Nesse post selecionamos algumas dicas que ajudam proteger sua moto.
Trava de segurança
A trava dificulta a ação de bandidos e, mesmo que eles possuam habilidades para abri-la, irá retardar o acontecimento. Para garantir uma maior proteção, é recomendado colocar pelo menos mais uma trava, além da original. Outro fator importante é o local onde ela será instalada. Dê preferência para os locais práticos, que possibilitam o destravamento de forma rápida e fácil. Isso permite que você demore menos tempo e saia rapidamente do local com a sua moto.
Alarme
O barulho de um alarme é incômodo para as pessoas, principalmente para as que estão praticando algum crime. Ele pode disparar um sinal sonoro e luminoso, inibindo a ação do bandido e alertando outras pessoas que algo está errado naquela ação. Essa tecnologia é muito eficaz, mas o motociclista deve ter cuidado ao instalar para proteger sua moto. Procure a ajuda de um profissional e evite que ela seja feita de modo incorreto, evitando problemas técnicos na parte elétrica do seu veículo.
Rastreador para proteger sua moto
O rastreador veicular é uma das melhores formas de garantir a segurança da sua moto. Mesmo que o criminoso seja sagaz e carregue ela na carroceria de um outro veículo, você irá conseguir recuperar o seu patrimônio. Com o rastreador é possível fazer o monitoramento 24 horas por dia por um celular ou tablet conectados na internet. Caso algo esteja errado, como uma movimentação indevida, você é alertado da situação e consegue agir rapidamente para evitar o problema.
Garagem
Como diz o ditado: “Prevenir é o melhor remédio”, com a sua moto também não é diferente. Sempre que possível, estacione ela em uma garagem fechada ou estacionamento vigiado, mesmo que por pouco tempo. Se você mora em um prédio ou condomínio, cubra a moto com uma capa e deixe ela o mais escondido possível.
Retire as chaves da ignição
Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas acreditam que podem deixar as chaves na ignição quando estão próximos à moto. Não facilite o trabalho dos ladrões. Quando parar e descer do veículo, mesmo que seja apenas para guardar algo no bagageiro, retire as chaves e guarde junto a você.
Seja invisível
Quem dera se pudéssemos ser invisíveis, mas também não precisa sair chamando a atenção pelas ruas. Evite “aparecer” para outras pessoas. Use capacetes simples e roupas discretas. Evite ficar acelerando e fazendo barulho para “impressionar” outras pessoas. Uma moto potente já é alvo de ladrões, evite se destacar.
Moto na rua
Apesar de uma das dicas anteriores ser evitar estacionar a moto na rua, uma hora será inevitável fazer isso. Escolha locais movimentados e de preferência em frente a comércios. Não pare em ruas desertas e escuras e mesmo que esteja um pouco longe do local que precisa ir, garanta a segurança do seu veículo.
Todo cuidado é pouco para proteger sua moto. Você conhece mais dicas para evitar furtos e roubos? Deixe o seu comentário abaixo.
Equipamentos de segurança para motociclistas: quais você precisa ter