Tópicos

Pesquisar
antifurto

Como funciona a tecnologia antifurto?

Como aumento expressivo da criminalidade, dos roubos e furtos de veículos, ter um bom sistema antifurto é uma questão  de sobrevivência. Afinal, são essas ferramentas que dificultam a vida e as ações de elementos mal intencionados, não é mesmo?

Contudo, esse é um assunto vasto e que carece de reflexões. Isso porque, a depender do perfil de condutor, tipo de veículo, localização e muitas outras variáveis, os dispositivos precisam oferecer possibilidades específicas. Então, encontrar o melhor dispositivo é uma tarefa importante.

Pensando isso, separamos aqui as principais informações sobre o assunto. Para ficar por dentro de tudo é só seguir este post até o final.

O que é um sistema antifurto?

Já adiantamos que não há muito segredo no conceito. O próprio nome da ferramenta é bastante autoexplicativo. Mas, é sempre bom reafirmar as funções e a importância de um sistema como esse.

Na prática, trata-se de um sistema com intuito de coibir as oportunidades que ladrões procuram. Assim, esses são dispositivos que travam, bloqueiam, alertam e rastreiam os veículos. A partir dessas ferramentas é possível evitar perdas irrecuperáveis dos carros.

A verdade é que, conforme adiantamos, são muitas as funções de dispositivos dessa natureza. Assim, vale a pena conhecer as principais tecnologias.

Alarmes

Talvez esse seja os mais comuns entre os dispositivos antifurto. Além de funcionamento simples, a instalação também costuma ser simples e autoexplicativa.

De maneira geral, um sistema de alarme é ligado às portas e vidros. Para a ativação, o processo é feito a partir de um sensor de presença que é acionado por um botão apenas.

Além de detectar presenças indesejáveis e denunciá-las através de sinais sonoros, essa ferramenta antifurto ainda faz mais. Em muitos modelos ela também desativa a ignição do motor.

Reprodução Canva
Reprodução Canva

Bloqueadores

Nesse caso, uma ferramenta antifurto bloqueadora trabalha no sentido de impedir o funcionamento do veículo. Isso costuma acontecer por meio do desligamento do motor ou mesmo da bomba de combustível.

Embora o objetivo seja sempre o mesmo, isso pode ser feito por movimentos variados. Uma das maneiras possíveis, por exemplo é por meio do afastamento do condutor. Depois de acionado, o bloqueador faz com que o carro pare, tendo rodado apenas alguns metros.

Há também os bloqueadores via celular, que fazem todo o serviço por meio de um aplicativo. Assim, com simples toques é possível cumprir diversas funcionalidades.

Travas

Aqui se tem a mais barata das opções de sistema antifurto. Isso porque se trata de uma ferramenta mais simples que pode, inclusive, ser instalada pelo próprio motorista.

Seu funcionamento também se explica mais facilmente, já que se trata exatamente de uma tranca posicionada entre o volante e os pedais. O resultado é o impedimento da direção sem a remoção do equipamento.

Rastreadores

Finalmente, os rastreadores também são excelentes representantes das soluções antifurto. Aqui se tem um sistema bastante eficiente e o mais completo de todos os exemplares. Isso porque, essa ferramenta é capaz de localizar cada metro de deslocamento do carro, o que permite o monitoramento até mesmo através de um celular.

Esse é o tipo de dispositivo que pode ser utilizado em conjunto com outras ferramentas. Ou seja, mesmo quem já utiliza um bloqueador ou alarme, por exemplo, ainda pode adotar um bom rastreador como reforço na segurança.

Como escolher um bom dispositivo

É bem verdade que são muitos os  benefícios de quem adquire um bom sistema antifurto para o veículo. Contudo, a grande dúvida é sobre qual seria essa melhor escolha, não é mesmo?  Na hora da decisão, alguns requisitos precisam de observação, e cada item é uma passo na direção da melhor solução.

Primeiramente, é preciso que se conheça profundamente o perfil da vizinhança de onde o seu carro costuma ficar estacionado. Especialmente se você precisa deixá-lo na rua em algumas ocasiões, isso é ainda mais importante.

Além disso, considere todos os pontos durante a escolha. Isso é, é preciso saber quais os prós e os contras de cada dispositivo, a fim de medir o resultado da relação custo x benefícios.

A fim de evitar problemas futuros e dores de cabeça, opte sempre por boas marcas. Não se trata de apostar sempre no mais caro, mas, de fazer uma pesquisa sólida de quais as opções mais seguras e duradouras.

Finalmente, embora haja algumas opções cuja instalação parece fácil, o ideal é não dispensar a ajuda profissional. Essa é uma questão importante já que, instaladores autorizados e experientes costumam ser mais eficiente também. Tudo isso sem mencionar o fato de que empresas especializadas precisam garantir a eficiência e efetividade de seus serviços. Logo, você terá muito mais segurança a respeito do funcionamento do  equipamento.

 

Agora que você já conhece a importância e o funcionamento de um sistema antifurto, é hora de investir no seu. Então, clique e saiba como proteger o seu veículo!