Viajar é o primeiro desejo que vem à mente quando se tem um dia, uma semana, um mês ou qualquer intervalo de tempo cansativo. Entretanto, a decisão de viajar não compreende apenas sair por aí de repente e sem preocupações. Ao contrário, uma viagem segura requer planejamento prévio sobre todos os aspectos. É o caso, por exemplo, da revisão de carro; item obrigatório antes do start em qualquer viagem.
Embora requeira uma atenção completa e detalhada, alguns itens devem ser melhores inspecionados na hora da revisão de carro. Ainda que o veículo passe pelas revisões programadas, é importante fechar todas as possibilidades potenciais de falhas, já que na estrada tudo se torna mais difícil de solucionar. Como a maioria dos condutores não possuem conhecimentos técnicos sobre o assunto, selecionamos a seguir os principais pontos de atenção na hora de revisar o veículo para viagens.
Água, Óleos e Combustível
Os primeiros pontos a serem observados dizem respeito ao arrefecimento do motor. A revisão de carro antes da viagem deve verificar se o nível do líquido de arrefecimento está correto. Embora a orientação mais segura seja fazer as trocas dentro do tempo estipulado pelo fabricante do veículo, é importante fazer essa verificação antes de pegar a estrada. Da mesma forma, os lubrificantes e o combustível devem ser verificados antes de se colocar o pé na estrada. Para os casos em que haja a previsão de insuficiência da capacidade do tanque de combustível, o ideal é que o abastecimento da origem seja feito em um posto de confiança e aproveitando a capacidade máxima do carro.
Filtros
Assim como os componentes anteriores, seus filtros também devem ser verificados. Apesar de não serem objeto de atenção contínua do condutor, essas peças têm importância fundamental e fazem grandes estragos quando não funcionam bem. Durante a revisão de carro é importantíssimo analisar a condição dos filtros e, fazer a troca constante conforme o manual do proprietário. Além de evitar que outros problemas se desenvolvam no caminho, essa prática aumenta a vida útil dos aditivos.
Sistema de Freios
Não se trata de uma informação nova, mas, se há algo que não pode faltar durante uma viagem, esse algo é o freio. Seja a disco ou ABS, o funcionamento dos freios é de imprescindível verificação no momento da revisão de carro. Isso porque, todo o sistema funciona a partir de um emaranhado de peças que funcionam de modo sincronizado. O que significa dizer que a falha em qualquer dos processos envolvidos pode resultar em um acidente grave.
Pneus
Os pneus também possuem um padrão considerado adequado. E, o seguimento desse padrão é um excelente contribuinte para a inibição de acidentes nas estradas. Por isso, antes de sair para a estrada, no momento da revisão de carro, eles devem ser alvos de análise minuciosa. A propósito, não apenas os pneus principais, mas o estepe também deve estar devidamente calibrado e na condições consideradas ideais pelo fabricantes. Além de fazer parte da suspensão dos veículos, os pneus existem para dar equilíbrio e aderência ao veículo, portanto, são participantes ativos na segurança do carro e dos seus ocupantes.
Sistema Elétrico
A ignorância do sistema elétrico na hora da revisão de carro é responsável pela maioria dos veículos parados no acostamento. Como partes essenciais do funcionamento do veículo, itens como bateria, motor de partida, alternador, lâmpadas e fusíveis são partes que merecem uma atenção especial. Afinal, não se sabe quais os obstáculos se apresentarão de forma imprevista. Seja uma chuva forte, uma névoa fria ou qualquer outro acontecimento atípico da natureza pode colocar abaixo a segurança da viagem ao encontrar o sistema elétrico em mau funcionamento.
Itens de Segurança
É certa a máxima que diz que “é melhor ter sem usar do que precisar e não ter”. Esse é o caso dos itens de segurança do veículo. Na verdade alguns deles são obrigatórios pelo Código de Trânsito Brasileiro, e nem deveriam ser objeto de orientação para o check list da revisão de carro para viagem. Mas, ao que tudo indica, muita gente precisa ser lembrada da importância desses equipamentos.
Por isso, o triângulo, o macaco e a chave de roda nem devem sair do porta-malas do veículo, seja na cidade ou na estrada. Mas, para evitar que, por algum motivo eles fiquem de fora na hora da partida, o ideal é adicionar a verificação no check-list da revisão. Mesmo que não seja item obrigatório, é importante ter também no veículo um extintor. Afinal, a eficácia do equipamento não está no cumprimento legal, mas na promoção da segurança efetiva dos viajantes.
Postas essas dicas, não há desculpas para desarranjos desse tipo durante o trajeto. É certo que nem todas as coisas podem ser previstas, mas, estar preparado para aquelas cujo potencial é conhecido coloca o condutor a um passo dos incidentes e tragédias.
Quer saber mais? Receba nossas novidades em primeira mão!