A história da Ford é um referencial no mundo dos empreendimentos. Originalmente, os primeiros carros da Ford surgiram no ano de 1903 através da empresa denominada Ford Motor Company. Embora tenha surgido a partir de uma pequena fábrica em Michigan, a Ford deu início ao ícone do automobilismo direcionado à classe média. Por ocasião do seu surgimento é que surge a emblemática frase de Henry Ford, fundador da marca, em meio à dúvida dos engenheiros quanto a cor do veículo: “Pode ser qualquer cor desde que seja preto”.
O fato de a sua produção ser direcionada a uma classe que, outrora, não tinha condições de acessar veículos, imprimiu à marca uma expressão jamais vista antes. Dessa forma, a montadora levou o seu nome para o mundo todo a partir da produção que uniu simplicidade e massificação. Foi exatamente o que deu condições de vendas favoráveis e facilitou o acesso da classe média.
Os Carros da Ford no Mundo
Quando nasceu, na cidade de Detroit, a Ford já lançou um inovador e acessível modelo de veículo. Tratava-se do modelo: A. Por ser um modelo acessível à classe média, as vendas estouraram logo no começo da produção. A partir daí, Ford prosseguiu produzindo ao ponto de utilizar 19 letras do alfabeto na nomeação dos modelos.
Após o sucesso de seus automóveis populares a Ford lançou, em 1917, o seu primeiro caminhão. Enquanto isso, Ford e seu filho Edsel fundaram uma juntos uma espécie divisão da empresa. Tratava-se da Fordson que se especializou o fabricação de tratores.
Alguns anos depois, após lançamentos emblemáticos e produções de sucesso, a empresa foi expandida para o mercado Europeu. Com seu primeiro carro lançado na Inglaterra, em 1932, a empresa emplacou a venda de carros da Ford. Embora tenha ficado conhecida por causa da produção em massa, a Ford faz alterações significativas nos modelos automotivos a partir do ano de 1940.
Assim como as demais marcas, a Ford teve a produção de veículos interrompida durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse momento, a empresa teve que se dedicar a produção de Jeeps e tanques. Entretanto, ao final da guerra, os carros da Ford voltaram a ser produzidos normalmente. A partir daí os esforços foram concentrados na produção de caminhões, pick-ups e outros veículos. Mas, a expansão não parou no continente Europeu. Em 1972 a empresa abriu unidades na Ásia, comprou a 25% da montadora japonesa Mazda em 1979, e fez sucesso nos Estados Unidos em 1986.
De lá para cá, a Ford manteve sua dinâmica de crescimento, chegando a se tornar a segunda maior produtora de carros e caminhões em todo o planeta.
Os Carros da Ford no Brasil
No Brasil, a Ford chegou de forma pioneira no ano de 1919. A primeira indústria automobilística do país se instalou em São Paulo e iniciou sua produção de carros da Ford com o modelo T e os caminhões Ford TT. Embora inicialmente tenha se tratado de uma filial da produtora, em 1921 o Brasil ganhou a sua própria sede. Apesar de contar com apenas 12 funcionários quando foi implantada, na instalação da nova sede, esse número cresceu para 123 empregados já em 1923.
A partir disso, os carros da Ford encontraram espaço no mercado brasileiro. É o caso, por exemplo, da implantação de uma nova linha de produção em Recife, em 1925 e da linha de montagem em Porto Alegre/Rs, em 1926. A história da marca no Brasil também apresenta outras evoluções. Como, por exemplo, a inauguração do Centro de Treinamento de Serviços em São Paulo, da nova linha de montagem no Rio de Janeiro, compras de terrenos e outras expansões.
As unidades brasileiras também sentiram o peso da Guerra Mundial. Entretanto, após o término, os carros da Ford retomaram seu espaço no país. Nessa ocasião a marca atingiu um novo recorde em importações e instalações de novas fábricas e suas extensões.
Com explícito crescimento, a Ford ganhou espaço significativo no país. Na verdade, o fato de ter sido a primeira a ser implantada no Brasil já lhe deu alguns pontos de dianteira. Ademais, suas constantes inovações e investimentos fizeram com que a Ford se tornasse o que é hoje.