A paixão por carros é uma característica comum aos brasileiros. Os modelos antigos, então, são uma grande diversão. Especialmente para os colecionadores, o valor de um veículo antigo vai muito além do potencial econômico do bem. Afinal, geralmente trazem um rico valor sentimental ao possuidor. Dessa maneira, apresentamos a seguir, um elenco de carros antigos valiosos e desejados que caíram no gosto dos brasileiros.
Chevrolet Opala
Um dos carros antigos valiosos e que até hoje encontra espaço no coração dos brasileiros é o Opala. Criado em 1966, essa foi a primeira criação nacional da Chevrolet. A propósito, trata-se de uma inovação importante no mercado automobilístico, uma vez que se lançou como veículo de quatro portas em um tempo de carros de carrocerias de portas. Com um potente motor 4.1, o Opala ganhou outras versões e virou paixão nacional, mantendo-se assim, ainda décadas depois.
Fusca
Entre os carros antigos valiosos no Brasil é também possível encontrar o Fusca. Embora se trate de um modelo bastante antigo, não é muito difícil encontrá-lo pelas ruas do país. Produzido pela Volkswagen, o lançamento chegou ao Brasil em 1950 e caiu no gosto dos brasileiros. Embora realmente se tratasse de um veículo com valores econômicos atrativos, o modelo também apresentava características mecânicas favoráveis e atrativas. Tradicionalmente, o Fusca deixou de ser produzido em 1986. Entretanto, em 1996, em uma tentativa de aquecer o mercado automobilístico, o veículo voltou a ser produzido no país, permanecendo por mais três anos.
Ford Maverick
O Maverick também encontrou grande valor entre os brasileiros. Tendo chegado ao Brasil como modelo intermediário que atendesse ao desejo das classes sociais mais altas.
Embora a versão V8 tenha enfrentado muitos problemas e, por isso, tenha sido retirado de mercado, o modelo básico persistiu e fez muito sucesso. Tempos depois, também deixou de ser produzido para dar lugar a modelos mais produtivos e econômicos. Ainda hoje, o modelo arrasta uma legião de fãs por ser o único nacional com motor V8.
Volkswagen Kombi
Assim como o fusca, a Kombi também é uma figura nacional no meio automobilístico. Embora tenha chegado ao mercado, em 1953, como uma opção utilitária e econômica, a kombi também se tornou um modelo estimado sentimentalmente por seus possuidores. A propósito, o veículo chegou a virar ícone de comunidades como a dos hippies e dos surfistas. Sua última versão foi lançada em 2013, como uma edição comemorativa pelos 60 anos de lançamento.
Volkswagen Passat
Em uma versão atualizada, o Passat é comercializado até hoje no Brasil. Porém, sua primeira fabricação se deu em 1973, ao passo que sua chegada ao Brasil se deu no ano seguinte. Como um dos carros antigos valiosos no Brasil, o Passat representa a primeira produção de veículo com motor refrigerado a água.
Como era de esperar, o Passat ganhou várias versões. Entretanto, mantendo padrões de design diferenciados, conquistou uma grande comunidade de fãs. Mas, seu diferencial não foi construído apenas pelo design, seu desempenho mecânico também é um fator muito positivo entre os seus adoradores.
Depois de ganhar versões sedã e perua, o modelo ganhou sucesso ainda maior. Apesar de sua fabricação ter sido encerrada no Brasil em 1988, retornou ao país, em 1994 nas versões 2.0 e 2.8 VR6.
Chevrolet Kadett Gsi
Outro dos carros antigos valiosos no Brasil é o Chevrolet Kadett Gsi. O veículo foi produzido por apenas 9 anos, entre 1989 e 1998, entretanto, fez sucesso na sua curta passagem melo mercado automobilístico. Na verdade, o modelo trouxe importantes inovações como vidros do pára-brisa, câmbio automático, ar-condicionado e direção hidráulica.
Ao longo dos anos, desde a primeira fabricação de um veículo, muitos modelos passaram pelos apaixonados e ganharam espaço no mercado automobilístico. Por isso, embora a lista reúna os modelos mais expressivos, ela não esgota as possibilidades.