Placa preta: tudo o que você precisa saber!

placa preta

Tem um carro antigo? Saiba nesse post se ele se adéqua nos parâmetros para ser identificado com placa preta e o processo para obtê-la…

O que é a placa preta?

O antigomobilismo cresceu exponencialmente nos últimos anos no Brasil. E a placa preta é um marco para quem possui um carro antigo. Principalmente quando se trata de um carro com história de família. Da mesma maneira que que táxis e carros de carga possuem placas diferenciadas na cor vermelha, os carros de colecionadores possuem as placas pretas. Vale ressaltar que quando esses carros recebem essa placa especial ficam dispensados de algumas exigências da legislação de trânsito.

O que o carro precisa para ter uma placa preta?

Primeiramente para obter a placa especial o proprietário do veículo necessita de um certificado emitido por uma entidade autorizada pelo Denatran. Esse certificado irá atestar que o veículo foi fabricado a mais de 30 anos e possui suas características originais de fábrica. Porém não é só isso, as vistorias costumam ser muito rigorosas, sendo avaliado de maneira crítica o estado de conservação do veículo.

Isso ocorre pois para ser emplacado com a placa preta o carro deve passar pela vistoria do Detran. Porém como dito acima, o veículo com placa preta fica dispensado da obrigação de possuir alguns itens de segurança e da inspeção de controle de gases.

O veículo deve possuir de 70% a 80% de originalidade. Dessa forma, o veículo deve seguir os seguintes critérios:

  • Pintura: Deve ser de acordo com o padrão da época e bem conservada. Não são aceitas cores diferentes das originais da época, como por exemplo pinturas camaleão, perolizadas e etc;
  • Interior: Deve ser o mais próximo do original. Não são aceitos interiores que sejam de outros materiais do que os originais e que possuam costuras e desenhos não condizentes com os originais;
  • Rodas: Devem ser as originais da fábrica;
  • Reparos: Caso o carro tenha sido restaurado,  o acabamento não pode ser feito com massa plástica;

Como faço para solicitar a placa?

  1. Procure um clube de carros antigos da sua cidade que seja credenciado pelo Denatran;
  2. Será feita uma vistoria com uma planilha de pontos de 0 a 100. A nota mínima para aprovação é 80;
  3. Se o carro for aprovado irá ganhar o certificado de originalidade;
  4. Em posse desse certificado procure o Denatran e solicite a autorização para a confecção da nova placa;
  5. Para finalizar o processo deve-se passar na vistoria padrão do Detran para que seja feita a alteração nos documentos, que irão constar “veículo de coleção”.
  6. Pronto, enfim o carro será emplacado com a placa preta.

Benefícios da placa preta:

Além da isenção da obrigatoriedade de alguns itens de segurança como citado acima. O veículo de coleção identificado com a placa preta também se valoriza economicamente, e também gera autenticidade. Muito disso se deve ao rigor para se conseguir a placa preta. Ou seja, se o carro possui tal identificação, quer dizer que possui excelente conservação.

Da mesma maneira, em alguns estados como em Minas Gerais é possível conseguir isenção do pagamento do IPVA. Porém é preciso verificar a legislação do estado e também é preciso providenciar um atestado de valor histórico para veículos, emitido pelo Iepha.

E ai, seu carro está preparado para receber a placa preta?

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

 

Powered by Rock Convert
Fale Conosco