Viajar de moto: Seis principais dicas para uma viagem segura

viajar de moto

Sensação de liberdade, espírito aventureiro, adrenalina e superação, são apenas algumas das descrições de quem vivencia a experiência de viajar de moto. Mas os desafios enfrentados ao longo das viagens são vários: frio, calor, poeira, chuva, ventania, dentre outros obstáculos que podem ser encontrados nas estradas.

Para viajar de moto é importante tomar medidas preventivas que visam deixar a jornada mais segura, afinal, todo cuidado é necessário para evitar possíveis problemas. Você sabe quais medidas são essenciais para viajar de moto de forma segura? Confira a seguir!

Principais dicas para viajar de moto de forma segura

Trace um roteiro

É essencial que o motociclista planeje com antecedência a viagem. Tenha em mente que pesquisar as melhores rotas ajudará na prevenção de riscos e te deixará a par sobre as melhores paradas, como postos de gasolina, pedágios e hospitais.

Faça revisão completa da sua moto

Faça uma verificação completa do sistema de iluminação, tenha consciência da extrema importância da manutenção em dia de componentes como: embreagem, nível de óleo, pneus em condições ideais e calibrados de acordo com a quantidade da carga, kit de relação (coroa, corrente e pinhão) todos devidamente ajustados, nível do líquido de arrefecimento do motor e também o estado das velas.

A moto é a sua parceira de viagem , por isso deve estar em perfeitas condições.

Powered by Rock Convert

Cuidados com a bagagem

As motos geralmente possuem pouco espaço para bagagem, então a sugestão é levar somente aquilo que é realmente necessário, como: alguns pares de roupa, celular, carregadores, água, etc. Existem várias opções de maleiros disponíveis para diferentes tipos de motos, uma boa opção para quem vai fazer longas viagens. Outra dica importante é: proteja a bagagem com capa, para que fique protegida em caso de chuva.

Cuidados com os itens de segurança

Os equipamentos de proteção devem ser verificados, por exemplo, os capacetes possuem data de validade e você deve ficar atento quanto a isso. Capacetes que já sofreram algum tipo de queda ou que já foram danificados em alguma parte, também não são recomendados.

Além disso, o motociclista deve possuir capa de chuva, botas, luvas, jaqueta e roupa especial.

Respeite a sinalização

Durante o percurso é importante ficar bem atento na estrada, respeitando sempre as sinalizações e pilotando de maneira defensiva. Nunca transite pelo acostamento, reduza drasticamente a velocidade em caso de neblinas ou chuvas, só ultrapasse com segurança e não exceda os limites permitidos pela lei, afinal, os acidentes fatais geralmente ocorrem devido ao excesso de velocidade.

Leve um Kit de emergência

Especialmente em viagens longas é de extrema importância levar um kit de emergência para reparar possíveis danos que a moto pode sofrer durante a jornada. Por exemplo, um kit de reparos para furos de pneus e outro com ferramentas básicas.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você aproveitar bem a sua viagem. Compartilhe conosco as suas experiências viajando de moto. Deixe-nos um comentários.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco