Rastreador ou seguro: qual a melhor opção para motos?

rastreador ou seguro

As motocicletas são utilizadas por milhões de pessoas em todo o mundo. A decisão por moto ou carro depende do perfil e das condições financeiras de cada um. porém, as motos podem trazer mais benefícios como maior facilidade de escapar do trânsito congestionado (o que não é possível com carros), menor gasto com combustível, facilidade em estacionar e ainda possui menor teor de poluição. Muitas pessoas ficam em dúvida entre rastreador ou seguro para sua moto.

Quando se adquire uma moto é fundamental que se tenha alguns cuidados, como por exemplo, deixá-la protegida. Garantindo assim a segurança do proprietário e do veículo. Existem no mercado duas alternativas: rastreador ou seguro.

O que é melhor: rastreador ou seguro para motos?

A utilização de sistemas de rastreamento está cada vez mais comum devido ao alto custo para se fazer seguro. O valor mensal do seguro pode chegar até 15% do valor da moto, fazendo então com que seja inviável o investimento. Além dos altos valores, a maioria das seguradoras não aceita fazer seguro de motos com menos de 250cc, principalmente se a moto for utilizada para o trabalho, o que aumenta consideravelmente os riscos de assaltos e acidentes.

O número de sinistros é muito elevado, fazendo então com que as seguradoras fiquem cada vez mais receosas de efetivar esse tipo de seguro. Para fazer a avaliação do condutor, as seguradoras analisam todo o seu perfil, e a maioria dos donos de moto no Brasil estão na faixa etária entre 21 e 35 anos, que é considerada de risco.

As motos de maiores cilindradas normalmente são utilizadas apenas para o lazer, por isso são mais fáceis de serem aceitas nos perfis das seguradoras.

Seguros

O seguro para motos varia de acordo com o modelo e ano do veículo. Eles possuem um preço mais aguçado, porém o assegurado terá várias vantagens, como por exemplo:

Powered by Rock Convert
  • Cobertura para colisão;
  • Cobertura para roubos/furtos;
  • Cobertura de danos para terceiros;
  • Assistência técnica para pane na moto;
  • Serviços de emergência;
  • Em casos de acidentes, remoção hospitalar do motorista.

As coberturas citadas variam de acordo com o plano escolhido e podem alterar de seguradora para seguradora.

Rastreadores

Diante de toda a dificuldade para fazer seguros em motocicletas, muitos estão optando pelos rastreadores, esses que também têm as suas regras e custos, mas comparados aos seguros, passam a ser uma ótima alternativa. Ele é composto por um aparelho (praticamente imperceptível) que é capaz de localizar, através de um aplicativo, o veículo perdido.

Pesquisas mostram que o índice de recuperação de motos roubadas e que possuem os rastreadores, ultrapassam os 90%.  Esses dados transmitem mais segurança aos proprietários que veem nos rastreadores uma boa opção para a proteção de suas motos.

Vantagens de comprar um rastreador para moto:

  • Os preços são fixos, qualquer pessoa pode contratar os serviços, não existe análise de perfil;
  • Os preços são acessíveis;
  • Localização em tempo real do veículo;
  • Controle de alertas via sms ou e-mail;
  • Controle de velocidade.

Segurança

A sua segurança deve estar em primeiro lugar, então independente da sua escolha por rastreador ou seguro, você deve ter alguns cuidados como evitar parar em locais desertos. Além de ficar sempre atento aos retrovisores, dentre outros. Suas atitudes diárias certamente ajudarão a diminuir os riscos.

Se você ainda está com dúvida de qual escolher, leia nosso post: Rastreador para motos: conheça 4 benefícios, ou nos deixe um comentário.

Viajar de moto: Seis principais dicas para uma viagem segura

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco