Velas aquecedoras: Saiba quando fazer a manutenção

No inverno os frotistas que possuem veículos com motores a diesel devem ter atenção redobrada com as velas aquecedoras. Afinal, esse item tem a finalidade de auxiliar a partida do motor quando o mesmo está frio, um problema que acontece com frequência nessa época do ano. Além disso, elas reduzem os níveis de emissão de fumaça. Além de prolongarem a vida útil da bateria e do motor de partida. Por esse motivo é ideal fazer a manutenção preventiva, para realizar a troca da peça no momento certo.

Neste texto, iremos mostrar os principais problemas causados e simultaneamente como fazer a manutenção correta das velas aquecedoras comprometidas. Não deixe de conferir!

Velas aquecedoras

Os motores a diesel, componente dos caminhões, exigem uma elevadíssima temperatura para que aconteça a combustão e a queima do combustível da maneira correta. Dessa forma as velas aquecedoras são fundamentais para que esse processo ocorra da maneira correta.

Nos caminhões novos, as velas aquecedoras danificadas geram alguns problemas como: emissão de fumaça esbranquiçada no escapamento, dificuldades no momento da partida, lâmpada de avaria acesa no painel, dentre outros.

Em veículos mais antigos é necessário ter um cuidado ainda mais especial. Ainda mais porque que as velas aquecedoras são mais frágeis e possuem a sua vida útil estabelecida por épocas de aquecimento. Os problemas nos caminhões mais velhos são os mesmos citados no parágrafo anterior.

Caso o motorista perceba algum desses sinais, ele deve imediatamente levar o veículo até uma oficina de confiança. Afinal, os problemas podem agravar e gerar outros danos, especialmente na partida e no motor.

Powered by Rock Convert

Como fazer a manutenção correta das velas?

O Brasil é um país que possui as estações do ano bem definidas, sendo assim: no verão as temperaturas são mais elevadas e, no inverno, as temperaturas são mais baixas, o que prejudica as partidas dos motores a diesel. Por esse motivo é indicado trocar ou fazer a manutenção das velas nessa estação do ano.

Os dias mais frios dão sinais concretos sobre o estado das velas, já que qualquer contratempo encontrado no momento da partida pode ser uma indicação de um mal desempenho. Os motoristas devem ficar bem atentos quanto a esses vestígios. Além de sempre efetuarem a troca da peça conforme as características do seu motor e, claro, com itens de qualidade para evitar maiores desgastes e outros custos no futuro.

Os motores modernos a Diesel exigem a utilização constante das velas aquecedora. Afinal, elas geram maior desgaste de todo o componente. Portanto é necessário verificar pontualmente o seu desempenho e se for necessário deve fazer a troca da peça.

Você conseguiu perceber que é importante ficar atento sobre as velas aquecedoras para aumentar a vida útil do veículo e reduzir os gastos? Agora que você já sabe como funciona o processo, não vai deixar que um pequeno problema vire uma grande dor de cabeça. Portanto, faça a manutenção das velas aquecedoras no momento certo!

Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário!

Bicos injetores: Quando fazer a limpeza

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Comments
  • Tem uma forma de saber quando a vela esta com problema, caso o motor esteja muito tempo sem ligar? As velas foram removidas, porém não tenho certeza se estão com defeito…

  • Tem sim. Com um multímetro você pode verificar a resistência elétrica da vela que deve dar um valor baixo. Uma ponta de prova deve ser colocada no topo da vela e a outra na parte rosqueada. Se der uma resistência muito alta ou infinita a vela deve estar danificada. Também poderá testar se ela aquece, na própria bateria do veículo, encostando a parte rosqueada no negativo e com um fio o topo no positivo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.