Bicos injetores: Quando fazer a limpeza

bicos injetores

Os bicos injetores são itens extremamente importantes para o funcionamento do veículo, cujas funções se baseiam em pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor. Portanto, quanto melhor for o processo, maior será a capacidade de desenvolvimento do veículo, o que resulta em economia de combustível com menor teor de gases poluentes.

Apesar da sua importância, os motoristas possuem várias dúvidas sobre esse componente, principalmente quanto a limpeza de bicos injetores. Neste texto, você poderá conferir várias dicas que ajudarão a saber o momento certo e como limpar corretamente essas peças. Confira!

Bicos injetores

O motor do veículo necessita receber a quantidade certa de combustível para estimular a combustão de maneira adequada, os bicos injetores são peças bem pequenas, que possibilitam a injeção através de pequenas gotas.

Por serem bem pequenos, qualquer sujeira pode bloquear os bicos injetores, afetando então a saída do combustível para o motor. Essa condição pode resultar em aumento no consumo, falhas no momento da aceleração e ainda na perda de potência do motor.

Para evitar que isso ocorra, os motoristas podem fazer a limpeza de bicos, que tem como objetivo eliminar as impurezas que comprometem o bom funcionamento das peças.

Quando fazer a limpeza de bicos injetores?

Primeiramente é importante saber que os combustíveis adulterados estão entre os principais responsáveis pelo acúmulo de sujeira nos bicos. Para verificar se está no momento de fazer a limpeza, é necessário que o mecânico faça os testes de resistência.

Powered by Rock Convert

Caso a sujeira esteja acumulada por um longo período de tempo, limpar não será a melhor alternativa, e sim trocar as peças. O diagnóstico deve ser feito por um mecânico, pois caso a peça estiver quebrada e for reinstalada no carro poderá comprometer o motor.

Uma boa dica para os motoristas é que sempre devem ficar atentos quanto ao posto de combustível escolhido para abastecerem o seu carro, portanto, procure locais confiáveis para que não comprometa o bom funcionamento do veículo.

Como funciona o processo de limpeza de bicos injetores?

A limpeza de bicos injetores pode ser realizada de duas maneiras pelo profissional (mecânico). Através da máquina de limpeza de bicos por ultrassom ou por utilização de produtos próprios. Saiba agora como funciona cada um dos procedimentos:

  1. Utilização de produtos próprios

Nesse procedimento considerado mais simples, o mecânico insere o produto no bico e liga o motor. Sendo assim, as especificidades do componente químico dilui na válvula injetora. Consequentemente, a válvula vai expelir as sujeiras e voltará ao seu funcionamento adequado.

  1. Máquina de limpeza de bicos por ultrassom

O mecânico deve retirar a caixa do filtro de ar, os chicotes e a mangueira. Logo após, as válvulas injetoras são retiradas e instaladas na máquina de limpeza de bico, que fazem todo o processo necessário para a limpeza.

Você já realizou a limpeza de bicos injetores? Deixe-nos um comentário.

Velas aquecedoras: Saiba quando fazer a manutenção

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.