Sistema elétrico: saiba como evitar o desgaste

O sistema elétrico do veículo é constituído de bateria, motor de arranque e alternador. Seu carro depende de um bom funcionamento dessas peças para dar a partida e funcionar da forma correta.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas peças?

Bateria

É responsável por viabilizar toda a corrente elétrica do veículo, incluindo os sistemas de ignição e de combustível, os quais são encarregados de criar a combustão necessária para o motor funcionar.

Alternador

Quando o motor está ligado, o alternador preserva a bateria carregada. Se a peça estiver danificada, o sistema elétrico do seu carro vai funcionar de forma irregular, sendo que o motor perderá potência e a bateria poderá descarregar a qualquer momento.

Powered by Rock Convert

Motor de arranque

É um motor elétrico que tem como atribuição acionar o motor do automóvel até que o mesmo tenha condições de funcionar sozinho. Como ele é utilizado somente no momento da partida, o motor de arranque raramente necessita de manutenção.

Como manter o sistema elétrico em boas condições?

A complexidade do sistema elétrico faz com que o mesmo seja frágil. É possível ocorrer panes devido ao uso incorreto do carro. Para aumentar a vida útil e evitar problemas é necessário adotar alguns métodos, temos algumas dicas para te ajudar:

  • Trocar as lâmpadas do automóvel de dois em dois anos. Afinal, esse é um ato preventivo e, independente do funcionamento, as orientações indicam a necessidade de substituição;
  • Ter atenção as luzes do painel do carro que indicam quando existe algum problema;
  • Aguardar cerca de dez segundos antes de dar uma partida. Enfim, esse simples cuidado auxilia na preservação de todo o sistema elétrico do seu carro;
  • Não deixar a ignição ligada com o motor desligado;
  • Não pressionar o pé na embreagem no momento da partida;
  • Trocar a bateria a cada dois anos: Este é o prazo médio de vida útil de uma bateria, afinal, se esse período ela pode falhar a qualquer momento ou mesmo exigir mais esforço das outras peças que compõem o sistema elétrico do seu veículo;
  • Trocar as lâmpadas queimadas: Lanternas ou lâmpadas queimadas fazem com que os circuitos fiquem abertos, sobrecarregando assim, a parte elétrica do carro, dessa forma terá consumo de energia sem fornecer eletricidade a nenhuma lâmpada, ocasionando então em dispersão da corrente.

Do mesmo modo, você deve evitar passar em poças de água que ultrapassem o seu pneu, e caso o seu carro apague durante uma travessia. O ideal é não forçar, já que insistir em ligá-lo acarretará em danos maiores. Uma boa dica é: conferir se a sua bateria está devidamente carregada, assim você estará mais seguro nos dias de chuva.

Conclusão

Enfim, para o bom funcionamento do seu veículo é necessário ser um motorista que tome os devidos cuidados citados no texto. Uma das grandes causas de panes nos automóveis tem origem ligada ao sistema elétrico, então os cuidados são extremamente importantes para evitar que o motorista tenha problemas e fique na mão.

Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco