Manutenção de caminhões: conheça os tipos

manutenção de caminhões

A manutenção de caminhões é muito importante, mas por quê? Porque os caminhões são instrumentos de trabalho de milhões de brasileiros e, como qualquer veículo, necessita de manutenção constantemente para evitar assim alguns problemas graves como panes e acidentes.

Essas máquinas que transportam cargas pesadas e trabalham por várias horas seguidas, necessitam de cuidados especiais. Com a realização da manutenção de caminhões, os custos podem ser reduzidos em até 40% em relação aos gastos que virão posteriormente, portanto, as revisões além de prevenirem acidentes e aumentarem a produtividade, podem ser consideradas investimentos.

Quais são os tipos de manutenção de caminhões?

Manutenção preventiva

Essa manutenção é realizada com a intenção de reduzir as chances de falhas no sistema elétrico ou no equipamento. É feita através de inspeções que eliminam os defeitos e ajudam a manter a qualidade, evitando falhas. Os períodos de revisões são determinados conforme a orientação do fabricante, e as manutenções preventivas são feitas através de inspeções como:

  1. Óleo do motor: Conferir o óleo do motor pela vareta é imprescindível antes de qualquer viagem. Óleo com borras ou detritos metálicos indicam problemas no motor;
  2. Freios: Além de fazer a drenagem da água acumulada nos balões de ar do sistema de frenagem, é essencial conferir as pastilhas, lonas e tambores;
  3. Filtros: Os filtros devem ser trocados conforme orientação dos fabricantes;
  4. Pneus: É de extrema importância conferir a integridade dos pneus. Rodar com pneus carecas além de ser um risco enorme para o motorista, pode resultar em multa;
  5. Suspensão: É importante fazer checagem de todo o sistema para saber se existem oscilações;
  6. Paletas: As paletas do limpador são cruciais para a visibilidade em dias chuvosos. Elas devem ser trocadas constantemente;
  7. Módulo de injeção: Caminhões com injeção eletrônica devem ser atualizados conforme recomendações do fabricante;
  8. Sistema elétrico: O sistema deve estar em perfeito estado, a inspeção busca por oxidação em cabos, maus contatos e água na bateria;
  9. Quinta roda: Nos caminhões e tratores, é necessário conferir a quinta roda, fazendo então a limpeza com graxa nas ranhuras de lubrificação.

Manutenção corretiva

Essa manutenção visa substituir as peças que estão com falhas e que se desgastaram, já que elas podem fazer com que o veículo tenha uma pane ou defeito e mais, geralmente as trocas são feitas com emergência. Esses serviços são desgastantes, e envolvem também a pressão de colocar a máquina rapidamente em perfeito estado de funcionamento. Os profissionais devem ser altamente qualificados para a realização desse serviço.

telemetriaPowered by Rock Convert

Manutenção preditiva

Essa manutenção é realizada conforme as orientações obtidas através dos dados que informam o desgaste das peças, visando sempre aumentar a vida útil das peças, fazendo então com que o desempenho da máquina ocorra como o esperado. Verificam-se situações como:

  1. Variação de pressão/temperatura;
  2. Vibração das máquinas;
  3. Verificação de desgaste.

Através dessa manutenção é possível antecipar a necessidade de serviços de manutenção dos equipamentos, e tem mais, é importante ressaltar que cada peça tem a sua frequência e forma de registro, então as mesmas devem ser analisadas de formas diferentes. Os principais objetivos são a redução de custos e aumento da produtividade.

Nesse post informamos os três tipos de manutenção de caminhões, basta você avaliar qual será a melhor alternativa para a sua frota. Lembrando que a prevenção e o planejamento geram grande economia em relação à compra de novas peças de reposição, e ainda reduz o tempo em que o veículo ficará fora de circulação por manutenção. Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário.

Confira:  Rastreador de caminhão: Com você em todos os momentos

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.