Água do radiador: Fique atento ao nível

água do radiador

Você verifica com frequência o nível de água do radiador? Muitos motoristas não se atentam a esse detalhe, posteriormente, tem deixado vários condutores com problemas inesperados. Então, se você não tem o hábito de conferir o nível da água, fique atento quanto a essa questão que é muito importante.

Como funciona o radiador?

O sistema é composto por mangueira, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática, uma composição de 50% de água desmineralizada, e 50% a base de etilenoglicol.

Os radiadores possuem aditivos que elevam o ponto de ebulição do líquido que será resfriado. A água ferve quando chega aos 100 graus. E os motores necessitam que a temperatura esteja entre 115 e 135 graus. Eles têm como objetivo resfriar o calor do líquido do arrefecimento.

As temperaturas que um automóvel funciona são altas e podem chegar até 3.000 ºC. Quando o radiador não possui um reservatório com água o suficiente para refrigerar-se, é provável que ocorra um superaquecimento e o automóvel pode apresentar pane a qualquer momento.

Quando conferir a água do radiador?

É necessário inspecionar o reservatório de água do radiador do motor pelo menos uma vez por semana, o ideal é fazer isso quando o mesmo estiver frio. Se o motor ainda estiver quente, é provável que a água ainda esteja circulando no sistema, tendo assim o risco de espirrar.

Powered by Rock Convert

Para garantir o bom funcionamento do motor é importante manter o aditivo do radiador misturado em água, são estimados 30 mil quilômetros rodados para a troca.

Se o nível de água no reservatório estiver baixo, terá de ser completado. Porém, não somente com água da torneira. É adicionado o líquido de arrefecimento. A água sem o aditivo corrói determinadas peças do sistema. No próprio manual do veículo, contém a proporção ideal do líquido de arrefecimento. Facilitando assim a vida do condutor.

Vazamentos de água azulada ou até mesmo avermelhada no chão, problemas nas mangueiras, nos selos, nas juntas e se a ventoinha do carro estiver ligando com muita frequência. Podem indicar problemas, caso isso ocorra, é necessário levar o carro até uma oficina especializada.

Como limpar o reservatório de expansão?

Primeiramente você deve verificar o líquido de arrefecimento, e caso o reservatório esteja sujo. Significa que houve algum problema na manutenção do líquido. Para fazer a troca do líquido é necessário utilizar os equipamentos necessários.

Caso você não saiba trocar o líquido, procure um profissional capacitado para a realização do procedimento.

A importância da manutenção do tambor de freio

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.