Capacete de moto: aprenda a escolher o ideal

Capacete de moto: aprenda a escolher o ideal

De acordo com uma pesquisa feita pela Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) e o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o risco de morte de um motociclista é 20 vezes maior do que outros condutores. Dos acidentes envolvendo moto, 71% têm vítimas fatais. O capacete de moto é o principal item de segurança. Ele pode salvar a vida dos motociclistas em acidentes. Mas, você sabe escolher o equipamento ideal para a sua segurança? Preparamos algumas dicas neste post. Confira!

Importância do uso do capacete de moto

Um dos maiores causadores de acidentes é a autoconfiança. No trânsito, o condutor deve dirigir para si e também para o próximo. Nunca sabemos quando irá acontecer algo, é imprevisível. Quanto maior for a nossa segurança, menos riscos corremos. O motociclista que pilota sem capacete, mesmo em pequenos percursos, está colocando a sua vida em risco, e a de outras pessoas também. Por isso, independente da distância, o uso do capacete é indispensável, como qualquer outro equipamento de segurança.

Como escolher o capacete ideal

Usar o capacete ideal também é muito importante. Durante a escolha, existem alguns fatores para se observar. Confira:

  • Largura

Você sabia que existe medida para o capacete de moto? Para saber qual é o seu número, com uma fita métrica, meça a circunferência da sua cabeça. Você deve passar a fita acima da orelha e sobre a sobrancelha. Com o resultado, veja o capacete com o melhor número para você. Se ele ficar apertado na parte de cima da testa, procure um número maior.

Powered by Rock Convert
  • Visão periférica

Sempre que for experimentar um capacete de moto verifique se a visão periférica está boa. É com ela que você irá olhar os retrovisores sem precisar fazer muito esforço.

  • Fivelas

As fivelas do capacete são as responsáveis por mantê-lo fixo na sua cabeça, principalmente em caso de acidentes. Verifique se elas estão em perfeito estado e sempre afivele antes de pilotar a moto.

Modelos de capacetes

Existem diversos modelos de capacete de moto, porém, os fechados proporcionam mais segurança. Os modelos abertos deixam o queixo exposto e o risco de lesão é maior. Opte também pelos capacetes com cores chamativas, isso facilita a visão de outros motoristas e previne acidentes.

Não compre capacete usado

Já ouviu o ditado: “O barato que sai caro?” Isso é o que acontece comprando capacetes usados. Ele já pode ter sofrido avarias, comprometendo a segurança.

Observe a validade

O capacete de moto possui validade. Verifique a data e os adesivos refletivos localizados nas partes traseira, dianteira e laterais. Essas foram algumas dicas para você escolher o capacete de moto ideal. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco