Diferenças entre direção hidráulica e elétrica

direção hidráulica

A cada ano os veículos novos saem de fábrica trazendo mais tecnologia, segurança e facilidade para os motoristas. Um exemplo disso são os modos de direção. A direção mecânica, na qual o condutor assume todo o peso da direção do veículo, dá lugar à direção assistida, que compreende as variantes hidráulica e elétrica. Você conhece as diferenças entre direção hidráulica e elétrica? Confira neste post!

Direção hidráulica

A direção hidráulica foi empregada pela primeira vez em um veículo no ano de 1951. Esse sistema funciona a partir de uma bomba hidráulica que, conectada ao motor, pressuriza o fluido que fica dentro da caixa de direção. Esse processo causa o movimento de um pistão, o que auxilia o motorista nas manobras.

O funcionamento da bomba hidráulica, no entanto, depende do motor do veículo. Dessa forma, a direção hidráulica “rouba” de um a três cavalos de potência. O sistema hidráulico de direção conta ainda com uma reserva de óleo, que garante o funcionamento da mecânica, e também de algumas mangueiras para transportar os fluidos até as bombas.

Embora seja um pouco complexo, o sistema de direção hidráulico possui baixo custo de manutenção. Além disso, pode ser instalado em qualquer veículo que não saiu de fábrica com esse tipo de direção. Comparado com a direção mecânica, a hidráulica diminui em até 80% o impacto causado pela força do sistema.

O que é direção elétrica?

A direção elétrica tem a grande vantagem de ser mais simples que a hidráulica. Isso porque, para funcionar, precisa apenas de um motor elétrico. Ele pode ser instalado na coluna de direção, na barra de direção ou na cremalheira. Esse motor entra em funcionamento assim que identifica movimentos no volante, de forma a aliviar o esforço do motorista durante as manobras.

Powered by Rock Convert

A força exercida pelo motor elétrico de direção, no entanto, é variável. Isso porque ela é maior em manobras e menor em velocidades maiores. Ao contrário da direção hidráulica, a elétrica auxilia na economia de combustível, já que não consome potência do motor. Na comparação entre as duas assistências, a elétrica é ainda mais eficiente, pois reduz melhor o esforço do motorista durante a condução.

Principais diferenças entre direção hidráulica e elétrica

Embora tenham o mesmo objetivo funcional, há diferenças entre direção hidráulica e elétrica. A elétrica é um pouco mais moderna, já que dificilmente o motor precisa ser substituído ou reparado. Já a hidráulica precisa ser checada periodicamente, já que a correia de direção se desgasta e deve ser trocada. Além disso, o óleo da direção pode vazar ou aquecer, o que causa problemas.

A direção elétrica, no entanto, é ecologicamente correta, pois, não utiliza óleo e não causa impacto no meio ambiente. Ela equipa carros que geralmente são mais caros. Por isso, você precisa aumentar o investimento se quiser desfrutar dessa tecnologia. Além disso, caso apresente algum defeito, o custo de manutenção também é muito mais elevado.

Essas são algumas diferenças entre direção hidráulica e elétrica. Qual você prefere? Deixe a sua opinião nos comentários!

Óleo de câmbio: quando é necessário trocar?

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.