Fumaça no escapamento? Saiba o que é

fumaça no escapamento

Quando o motor de um veículo está saudável, nenhuma fumaça visível sai pelo escapamento. Portanto, se o motor do seu carro estiver expelindo fumaça, principalmente escura, esse é um sinal de que há algo errado. Para entender o que a fumaça no escapamento quer dizer em cada situação, vamos falar do assunto por partes.

1. Fumaça preta no escapamento

Caso você observe uma fumaça preta sendo expelida pelo escapamento do seu carro, saiba que ele pode estar com o carburador ou a injeção eletrônica desregulada.

Devido a essa regulagem inadequada, o excesso de combustível entra pelo escapamento ainda em combustão, fazendo com que a mistura entre o ar e o combustível fique excessivamente “rica” e resulte na fumaça preta.

Contudo, se você apenas observar um pouco de fuligem escura na parte interna do tubo, isto não é um alarme. Para saber se o seu carro realmente está com um problema quando sair fumaça preta, observe a recorrência e se o consumo de combustível está maior que o normal.

Nesse caso, um mecânico de confiança deverá ser consultado.

2. Fumaça branca no escapamento

Se a fumaça no escapamento for branca, existem duas possibilidades comuns: uma é um problema, a outra é uma contingência natural.

A fumaça branca problemática sinaliza que está ocorrendo queima do líquido de arrefecimento do radiador na câmara de combustão. Isso ocorre principalmente devido aos danos ou rompimento da junta do motor, e também pode significar que ela está queimada.

Powered by Rock Convert

Você saberá se a fumaça branca no escapamento é um problema se ela vier acompanhada da rápida redução do líquido de arrefecimento. Contudo, se essa fumaça aparecer em dias frios, quando você acabar de ligar o motor, pode ser que seja apenas a condensação do ar frio.

Então, fique atento aos sinais e ao contexto, e saberá se tem um problema ou não.

3. Fumaça azulada no escapamento

A fumaça azulada, se for acompanhada pela baixa incomum no nível de óleo, pede medidas emergenciais. Ela é sinal da queima de óleo do motor na câmara de combustão. A ausência de lubrificação causada por essa irregularidade poderá danificar gravemente o motor. É comum que essa fumaça no escapamento ocorra nos casos em que os anéis de pistão estejam desgastados ou quebrados.

Um dos grandes vilões causadores de fumaça no escapamento são os combustíveis adulterados. O uso desses combustíveis “batizados” poderá desregular o funcionamento do motor do veículo e, com o tempo, o dano é certo e pode até ser a “causa mortis” dele.

Então, uma das formas de prevenir os problemas que ocasionam a fumaça no escapamento é utilizar combustível de qualidade. Outra forma, é realizar a manutenção preventiva no veículo de acordo com a necessidade do modelo e de cada item.

Fora isso, sempre que perceber alguma coisa incomum, mesmo que não pareça nada demais. Não custa levar a um profissional para dar uma checada. Vamos combinar: é melhor prevenir do que remediar, principalmente nesses casos, em que remediar poderá custar uma nota!

Esse artigo te ajudou? Você já passou por alguma situação com fumaça no escapamento e tem uma história para contar? Deixe um comentário e compartilhe as suas experiências.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco