Suspensão: confira os principais cuidados

suspensão

Você sabe para que serve a suspensão do carro? Ela é responsável pela estabilidade e sustentação do veículo. É composta por amortecedores, formados por um conjunto de molas, pivôs, barras de sustentação e buchas. Para garantir o bom funcionamento é preciso ter alguns cuidados específicos. Neste post, selecionamos dicas para você cuidar da suspensão do seu automóvel. Confira!

Modelos de suspensão

Ao todo, são três modelos diferentes de suspensão. O primeiro é conhecido como independente, isso quer dizer que cada roda absorve os impactos e as irregularidades do piso sem transferir às outras rodas. O segundo é chamado de semi-independente, pois, parte dos movimentos absorvidos por uma roda é repassado às outras. Já o terceiro modelo é totalmente dependente, ou seja, todos os movimentos sentidos por uma roda do veículo são repassados às demais rodas.

A suspensão é um dos itens mais importantes do carro, por isso alguns cuidados são fundamentais para o bom funcionamento do veículo.

Realize revisões periódicas

A manutenção preventiva permite detectar e prevenir problemas na suspensão. O objetivo é evitar danos ou falhas no equipamento. Se o veículo não tiver se envolvido em nenhuma batida ou acidente que exija a troca de suspensão, o ideal é que ela seja verificada a cada 20 mil quilômetros rodados.

Como não há uma regra para o momento específico de fazer a troca é importante averiguar no manual do fabricante do carro. Isto porque cada carro apresenta um modelo diferente. Outro fator importante é a condição de uso do veículo. O tempo de vida útil da suspensão depende da intensidade do uso e dos cuidados que o motorista tem. Por isso, a revisão é fundamental.

Powered by Rock Convert

Excesso de peso

O excesso de peso pode prejudicar o sistema de suspensão, por isso é importante estar atento ao volume máximo que o veículo consegue suportar. Se for viajar, tome cuidado com o peso das bagagens. É importante distribuir a carga de maneira uniforme no porta-malas, desse modo o carro fica mais estável nas curvas e em pisos irregulares.

Atenção aos pneus

Uma forma de prolongar a vida útil da suspensão é calibrando os pneus regularmente. O pneu é o primeiro item do veículo a absorver os impactos e oscilações causados por pistas escorregadias e irregulares. Se eles estiverem descalibrados, furados ou desgastados o impacto será maior, e o risco de acidentes também. Por isso, não deixe de fazer a troca dos jogos de pneus regularmente.

Fique atento aos sinais

É importante ficar atento aos sinais que o carro dá. Ao menor sinal de ruído procure um mecânico de confiança, pois os componentes da suspensão podem estar com folga excessiva. Outro sinal importante é a presença de respingos de óleo próximo à roda do carro. Isso pode indicar problemas no amortecedor, sendo necessário sua substituição.

A perda de estabilização também é um indicativo de mau funcionamento da suspensão. Pois quando os pneus derrapam facilmente em curvas podem indicar problemas nas buchas de borracha e nos braços oscilantes.

Esses são alguns dos cuidados que você deve ter com a suspensão do carro. Fique atento aos sinais do veículo e faça sempre revisões periódicas. Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco