Para-brisa trincado: O que fazer?

para-brisa trincado

Imagine a situação: Você está dirigindo por uma estrada e à sua frente há um caminhão transportando um carregamento de brita. Em determinado momento, uma pedra salta e bate no para-brisa do seu carro, causando uma trinca. E aí, o que fazer? Se o estrago for grande é preciso fazer a troca, mas, dependendo do tamanho da rachadura é possível fazer um reparo apenas. O importante nesses casos é não deixar a peça danificada e garantir a segurança no trânsito. Neste post, falaremos mais sobre esse assunto e explicaremos em quais casos é preciso trocar ou apenas reparar o para-brisa trincado. Confira!

A lei permite trafegar com o para-brisa trincado?

A resolução 216 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não permite que o motorista trafegue com o para-brisa trincado. De acordo com o texto, isso é considerado infração grave, punida com multa e perda de pontos na carteira de habilitação. A substituição é obrigatória quando os danos estão localizados na área crítica de visão do motorista. Essa área é basicamente o local onde os limpadores do para-brisa passam.

É possível reparar o para-brisa trincado?

Quando o dano está a uma distância de 2,5 centímetros das bordas externas, a substituição é obrigatória. Porém, em outras partes do para-brisa, que é do tipo laminado (que mantém em conjunto os estilhaços quando quebrado), as rachaduras podem ser reparadas. Para isso, elas precisam ser menores que 10 cm em carros de passeio e 20 cm em caminhões. Os danos circulares podem ser recuperáveis se tiverem até 4 cm.

O vidro do para-brisa é formado por três camadas. A trinca se forma porque, quando um objeto o atinge, acaba entrando ar nessas camadas. Com o tempo, o local danificado acaba acumulando umidade e fragmentos, prejudicando cada vez mais a peça. Ao perceber algo, o recomendado é colocar um selo-reparo ou até mesmo um adesivo transparente em cima da trinca até levar a um local especializado em reparo ou troca. Ele deve ser fixado no lado de dentro e de fora do vidro para evitar a entrada de impurezas.

Powered by Rock Convert

Quanto custa uma troca ou reparo de um para-brisa trincado?

A troca de um para-brisa trincado varia de acordo com o modelo do veículo. Já o serviço de reparo apresenta um preço médio que fica entre R$ 50 e R$ 120. A restauração leva de 30 minutos a uma hora para ser feita. Em ambos os casos, é muito importante uma avaliação prévia antes da execução do trabalho. Dessa forma é possível identificar a maneira correta de resolver o problema.

Segurança no trânsito

A segurança no trânsito é fundamental para todos os motoristas. Para evitar uma quebra ou trinca no para-brisa evite transitar atrás de caminhões, ônibus ou outros veículos pesados. Além disso, em caso de dano, procure um especialista imediatamente e providencie o reparo. Um para-brisa trincado pode prejudicar a visão do motorista e ocasionar acidentes.

Andar com o para-brisa trincado é proibido e pode colocar a segurança do motorista e passageiros em risco. Você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco