Manutenção preventiva: dicas para proteger a pintura do carro

pintura do carro

Manutenção preventiva é o conjunto de ações para reduzir ou impedir falhas ou danos. Quando aplicadas a favor da pintura do carro, essas ações ajudam a manter o patrimônio bonito e bem cuidado. Isso diminui a desvalorização e pode até agregar mais valor ao veículo na hora da venda. Por isso, neste post listamos algumas dicas de manutenção para proteger a tinta automotiva.

Atenção à lavagem

Lavar o carro é muito importante para retirar a sujeira dos componentes internos e externos do veículo, além de ressaltar o brilho da lataria. Uma lavagem automotiva mal realizada, porém, pode ser um dos principais inimigos da pintura do carro. Isso porque o uso de produtos químicos, materiais errados e técnicas equivocadas podem riscar, desproteger e danificar a tinta.

O uso de produtos abrasivos na lavagem, assim como panos ou camisetas velhas para secar o carro, podem trazer sérios danos. Além disso, é recomendável lavar o veículo na sombra, para evitar que os raios ultravioletas do sol manchem a pintura.

Opte pelas vagas cobertas

Estacionar em vagas cobertas, além de ajudar a garantir a segurança do veículo, também protege contra a ação de fatores naturais. A chuva de granizo, por exemplo, ao atingir um carro estacionado na rua e sem qualquer proteção pode causar graves danos na lataria. A exposição permanente aos raios solares também danifica, podendo causar manchas. E até dejetos de aves podem agredir a pintura.

Powered by Rock Convert

Deixar o automóvel sob a sombra de árvores também pode não ser uma boa ideia. Isso porque a queda de galhos, seivas vegetais, frutos e até folhas molhadas podem trazer muita dor de cabeça.

Use proteção adicional para a pintura do carro

Apenas lavar e estacionar em locais cobertos não garantem que a pintura automotiva vá se manter conservada. Por isso, é importante investir em formas adicionais de protegê-la. A capa protetora, por exemplo, é uma boa opção desde que usada corretamente. Ao comprar uma, deve-se escolher um tamanho compatível com o modelo do carro. Além disso, ao colocar e retirar o acessório, é preciso cuidado para não acabar arranhando a lataria. E por ser um material impermeável, a capa não deve ser colocada com o veículo molhado. Caso contrário, a umidade não vai ter por onde sair, formando manchas.

A cera automotiva também é uma boa opção para evitar o ressecamento da pintura e garantir a qualidade original. Ceras comerciais, aquelas compradas em supermercado, tem durabilidade média de um mês. Usando um pano limpo e seco, a aplicação de uma fina camada do produto é suficiente para obter o efeito desejado.

Manutenção preventiva: Terceirize os cuidados  

Procedimentos como espelhamento e cristalização, por exemplo, intensificam a cor e removem pequenos riscos. Além disso, revestem a pintura com uma camada protetora, garantindo que reações químicas, pequenos arranhões e até mesmo o desgaste natural da pintura sejam minimizados ou totalmente evitados. Geralmente, os benefícios desses procedimentos têm duração maior que métodos caseiros. Por isso, vale a pena deixar seu carro na mão de profissionais e investir em serviços para cuidar da pintura.

Essas são algumas dicas para proteger a pintura automotiva. Como vimos, manter o carro em bom estado de conservação traz alguns benefícios para o motorista. Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Tem outras sugestões?  Compartilhe conosco.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco