5 dicas para aumentar a vida útil da sua moto

vida útil da sua moto

As motocicletas são eficientes alternativas ao caos do trânsito e às deficiências do transporte público nas grandes cidades. Para quem preza por economia e praticidade, seja para trabalho ou lazer, elas ainda são ótimas opções de meio de transporte. Mas, para preservar esses veículos e fazer com que eles durem bastante tempo sem deixar você na mão, é preciso ter alguns cuidados. Confira a seguir algumas dicas para aumentar a vida útil da sua moto:

Faça revisões regularmente

Como já diz o ditado, “a prevenção é o melhor remédio”. E isso, claro, também se aplica à sua moto. Assim como os carros, elas precisam passar por uma revisão geral a cada ano. E isso deve ser feito com um mecânico especializado de sua confiança. Crie, ainda, o hábito de fazer as revisões com o mesmo profissional.

Verifique a checagem do óleo, dos pneus, dos freios da corrente, da embreagem, da bateria e das velas de ignição. Além disso, componentes elétricos também devem ser observados. Não deixe nada de fora da revisão. Dessa forma, você garante que o seu veículo vai durar mais e funcionar melhor, com melhor desempenho, maior segurança e menor chance de imprevistos. Lembre-se de outro ditado: “prevenir é melhor do que remediar”.

Fique atento às peças chave

Apesar da necessidade de revisões anuais, não fique preso apenas a elas. Você não precisa de um ano para dar atenção a itens mais simples como a pressão dos pneus e o nível do óleo. Cuidando da sua motocicleta o tempo todo, você com certeza vai evitar surpresas – e gastos – desnecessários com reparos de emergência.

Lave a sua moto, mas com cuidado

Além da questão visual, manter a sua moto limpa é essencial para proteger a pintura e as partes cromadas, evitando oxidação e aumentando a durabilidade. Mas tenha cuidado ao lavar a sua moto: atitudes erradas podem acabar prejudicando o desempenho e a durabilidade do seu veículo. O uso de lavadoras de alta pressão, por exemplo, pode remover a lubrificação natural dos componentes, soltar peças ou danificar. Evite usar produtos solventes ou abrasivos, e não use cera nas peças plásticas sem pintura.

Powered by Rock Convert

Melhore o seu modo de condução

Se você não pilotar a sua moto de forma segura, prudente e responsável, todas essas dicas não vão ter valor algum. Mesmo com todas as peças rigorosamente revisadas e ajustadas, a “fechada” de um caminhão ou um acidente de trânsito causado por alta velocidade pode danificar o seu veículo e fazer com que você tenha um baita prejuízo. Por isso, nunca é demais obedecer as leis de trânsito e ter sempre bom senso, para aumentar a vida útil da sua moto.

Para evitar acidentes, é importante antecipar situações de risco. E isso parte, primeiro, de quem conduz. Por isso, evite pilotar muito cansado, após o uso de remédios e em condições adversas, como chuva e locais com pouca visibilidade. Mas também esteja atento aos outros veículos. Preste atenção aos pontos cegos, olhe sempre nos retrovisores e jamais pilote muito colado ou entre dois automóveis. “Costurar” no trânsito, então, nem pensar.

Invista em segurança para aumentar a vida útil da sua moto

E por falar em segurança, é fundamental que a sua motocicleta esteja protegida o tempo todo. Afinal, de nada adianta seguir todos os passos anteriores para estender a vida útil se ela simplesmente for levada por criminosos. Por isso, você deve investir em equipamentos que garantam a segurança do seu veículo. Dispositivos como rastreador via satélite e bloqueador, por exemplo, garantem que, mesmo em caso de furto ou roubo, você possa localizar a sua moto a qualquer momento e ainda tenha informações em tempo de real de onde ela estiver, além de conseguir impedir o seu funcionamento.

Como vimos, uma motocicleta pode ser um eficiente meio de transporte. Desde que você tome os cuidados necessários para sua conservação e segurança. Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco.

Proteção veicular: 4 opções de baixo custo para o seu carro

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco