Além do prazer pessoal em dirigir um carro zero, existem muitas vantagens em trocar veículos usados por modelos novos, desde que isso seja feito na hora certa. E se você está se perguntando se existe uma forma de saber esse momento, saiba que: sim!
É possível saber a hora certa de trocar de carro observando certos aspectos. Você deverá avaliar, é claro, o que melhor se encaixa na sua situação. Vamos ver alguns fatores básicos que poderão te ajudar a entender quando trocar o seu carro por um zero.
1. Quilometragem do veículo
Um dos fatores mais clássicos que indica quando mudar de carro é a quilometragem. Por melhor que seja o veículo, é natural que ele sofra desgastes com o uso, que poderão persistir apesar das manutenções.
Quando o carro alcançar cerca de 60.000 quilômetros rodados pode ser uma boa hora para trocar. O ideal é não deixar chegar nos 100.000, pois além dos custos maiores com a manutenção, o veículo também acabará mais desvalorizado na revenda.
2. Tempo de Uso
Outro parâmetro interessante para saber se está na hora de trocar de carro é o tempo de uso. Nem sempre o veículo é muito rodado, isso varia de acordo com cada usuário. No entanto, existem desgastes que ocorrem devido a outros fatores, como o clima e o passar do tempo mesmo.
O período ideal para permanecer com um carro é por cerca de 5 anos. Além de evitar os problemas que tendem a crescer depois desse tempo, esse “prazo” também facilita a revenda sem maiores prejuízos.
Se tratando de modelos de luxo a coisa é ainda mais ligeira. Carros de luxo apresentam uma desvalorização ainda mais acelerada e custos com manutenção muito maiores. Portanto, neste caso o tempo ideal para troca é de no máximo 3 anos de uso ou 50.000 quilômetros rodados.
3. Gastos com Manutenção
É provável que se você ficar atento à quilometragem, ao tempo de uso e realizar as manutenções preventivas do carro regularmente, não chegará ao ponto de perceber um gasto com a manutenção que justifique a troca.
No entanto, este também é um parâmetro para trocar veículos. Se o valor anual gasto com a manutenção do carro começar a ultrapassar o seu valor de venda, está na hora de passá-lo adiante e comprar um novo. Para ter um parâmetro você deve consultar a tabela Fipe.
4. Desgostos com a Marca
Não é só o desgaste físico do carro que pode acabar gerando prejuízos para você. O desgaste da relação com uma marca ou concessionária. Também pode ser um indicador de que está na hora de cortar as relações e buscar novos horizontes.
Então, se nesse contexto você tiver condições de trocar o veículo, não espere que ele acabe mais desvalorizado para tomar uma iniciativa.
5. Mercado de seminovos
Outro fator que pode ser determinante para saber quando trocar veículos é a movimentação do modelo no mercado. É importante ficar atento em saber se um novo lançamento ou alguma ação da marca poderá desvalorizar drasticamente o seu carro.
Se algo desse gênero estiver nas previsões, pode ser que ainda que você não esteja muito preocupado em trocar por outros fatores. Esse pode ser o momento de evitar prejuízos futuros.
Esses são alguns fatores que poderão te ajudar a decidir a hora certa de trocar o seu veículo por um novo. Já tomou sua decisão? Conte para nós, deixe um comentário!
Parcelamento de multas: entenda tudo sobre essa nova definição.