Neste artigo separamos algumas dicas de como diminuir o valor do seguro automotivo.
O seguro veicular é uma das principais opções dos motoristas para aumentar a segurança no trânsito e fora dele. É um gasto permanente, embora necessário. Mas, de acordo com o veículo e o perfil de quem for conduzi-lo, o valor pago para garantir essa segurança varia, geralmente, entre e 2% a 10% do valor do carro. Para manter o seu patrimônio protegido sem que isso pese tanto no bolso. Confira:
Primeiro passo de como diminuir o valor do seguro: Pesquise bastante
O mercado de seguro veicular oferece várias opções de empresas e planos. O primeiro passo para pagar pouco é pesquisar o máximo que você puder. Cada seguradora calcula os preços a serem cobrados de acordo com estatísticas próprias de registro de sinistros por modelo de veículo. Por isso, o preço varia de uma para outra.
Mas também confira se a seguradora é mesmo confiável a partir de reclamações registradas em sites e órgãos de defesa do consumidor. Após reunir um bom número de opções, faça simulações, cotações e compare todos os serviços oferecidos.
Ajuste o plano à sua necessidade
Não caia na cilada de contratar proteções excessivas e desnecessárias. Às vezes, as despesas se disfarçam de presentes e grandes descontos, para fazer você desembolsar ainda mais. Se a intenção principal é proteger o carro, não há motivo para contratar um seguro adicional residencial, nem estender o conserto a eletrodomésticos e serviços de encanador ou eletricista, por exemplo.
Avalie as suas demandas de acordo com o seu perfil. Se você não costuma transitar por rodovias, por exemplo, não vale a pena pagar mais pela quilometragem de guincho. Mas se a oferta for mesmo boa, como a ampliação da cobertura de danos a terceiros por um preço justificável, não pense duas vezes. É melhor pagar mais para ampliar a cobertura que arcar com um custo muito maior caso você precise e não tenha a proteção.
Use os seus bônus
As seguradoras costumam fazer um programa de bônus, no qual o segurado que completarem o período de contratação sem registrar sinistros ganha pontos. Esses pontos se convertem em desconto na hora de renovar o contrato, e são de posse do segurado. Então, mesmo se você quiser mudar de seguradora, os seus pontos vão com você e te garantem um abatimento no preço final. Isso ajuda as ações de como diminuir o valor do seguro.
Use sempre a garagem
Deixar o carro na rua é um dos comportamentos que mais encarecem o valor do seguro. Sempre que possível, em qualquer situação, tenha o hábito de deixar o carro em locais cobertos, privados e seguros. Na hora de fazer a cotação, isso com certeza vai garantir um preço bem mais baixo.
Como diminuir o valor do seguro sendo um bom motorista?
O seu comportamento conta muito no preço final do seguro. Por isso, evite ser multado, respeite as leis de trânsito e contribua para um trânsito mais seguro e respeitoso. Isso vai se refletir no seu bolso e no seu dia a dia.
Instale equipamentos adicionais de proteção
Só o seguro veicular não garante a proteção integral do seu carro. Em caso de furto ou roubo, por exemplo, não há a menor garantia de que o seu veículo vai ser recuperado. Por isso, adicione outros equipamentos de proteção. O rastreador veicular é uma ótima opção, com preços baixos e a possibilidade de controle pelo próprio usuário, 24h.
Nesse caso, o valor gasto para adicionar mais proteção ao automóvel será bem menor que o desconto oferecido pela seguradora. Já que, com o rastreador, o valor do seguro cai até 30%.
A Declatrack desenvolve soluções sob medida para aumentar a proteção do seu veículo por meio do rastreamento veicular. Quer saber como ele funciona? Leia o e-book que preparamos para você.
Superaquecimento do motor: saiba o que fazer