Ao contrário do que muita gente imaginou, o número de roubos de veículos no Brasil tem aumentado na quarentena. E diante disso, traremos algumas dicas de como proteger seu veículo nesse período.
Menor circulação quer dizer menos roubos?
Não! Mesmo com a menor circulação de veículos pelas ruas com a quarentena devido ao coronavírus, o furto e o roubo de veículos não diminuiu no Brasil. Pelo contrário, até aumentou. O número vem das últimas duas semanas de março (15 a 28) em comparação às duas primeiras (1 a 14). As ocorrências com carros, picapes e SUVs, cresceram em 14,5%. Porém, o roubo de motocicletas caiu em 12,5% e de caminhões em 7,1% no mesmo período.
O que fazer para evitar roubos de veículo na quarentena?
No período da quarenta é comum que as pessoas saiam somente para fazer o essencial, e é nesses momentos que a atenção deve ser redobrada, pois infelizmente muitos ladrões se aproveitam do pouco fluxo de pessoas na rua para roubarem veículos. Seja em estacionamentos de estabelecimentos comerciais ou na rua mesmo.
Confira a seguir algumas dicas de como evitar furtos e roubos de veículos:
Sempre certifique-se que o seu veículo está bem trancado:
Lembre-se sempre quando for fazer uma parada, por mais breve que seja, de sempre trancar o seu veículo. Pois deixá-lo aberto irá aumentar consideravelmente as chances de roubo. Pois muitos ladrões fazem “plantão” em locais como supermercados, padarias e farmácias, aguardando uma chance para se aproveitar da situação.
Quando chegar em casa fique atento ao que te cerca
Preste atenção na rua, nas calçadas e nas esquinas antes de abrir o portão para guardar o seu veículo. Muitos roubos e sequestros acontecem exatamente quando o motorista está chegando em casa. Se você notar alguma pessoa com comportamento suspeito, dê mais uma volta e procure uma unidade policial.
Evite adesivos que exponham informações pessoais
Um adesivo pode passar muito mais informações do que você possa imaginar. Portanto evite colar adesivos de faculdades e escolas, pois isso pode chamar atenção de bandidos. Da mesma forma, um adesivo feminino pode indicar que o veículo pertente a uma mulher, o que pode aumentar as chances de o elemento executar um ato criminoso, por julgar que o veículo pertente a uma vítima mais vulnerável.
Não deixe objetos expostos
Evite deixar sacolas, suportes de smartphones, bolsas e outros objetos expostos. Pois isso chama atenção de ladrões para o seu carro, gerando um grande risco de furtos e roubos.
Utilize antifurtos visíveis
Pode ser uma boa ideia utilizar antifurtos visíveis como travas de volante e outros. Porém vale salientar que esses antifurtos desencorajam e podem evitar a ação de bandidos menos experientes, mas no caso de ladrões mais experientes esses dispositivos podem ser facilmente desativados.
Entretanto há uma possibilidade mais moderna e segura para proteger seu veículo:
Rastreamento veicular para proteger seu veículo:
Ter um sistema de rastreamento veicular em seu veículo é uma das melhores maneiras de proteger seu veículo. O sistema permite que você localize seu veículo em tempo real, e no caso de roubo ou furto de seu veículo, é possível acionar a central de emergência que contacta a polícia na mesma hora, aumentando exponencialmente as chances de recuperá-lo.
Quer saber mais sobre rastreamento veicular? Solicite uma ligação de nossa equipe agora mesmo! Iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto! Saiba mais sobre o sistema Declatrack clicando aqui.