Neste post selecionamos 10 dicas de como preservar e promover a segurança enquanto dirige.
O número de veículos em circulação pelas ruas é crescente e dirigir um carro ou pilotar uma moto requer bastante cuidado e atenção. Alguns motoristas não respeitam as leis e acabam colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas. A segurança no trânsito é fundamental e evita acidentes nas ruas.
Manutenção em dia
Estar com o veículo em perfeitas condições de uso é um cuidado básico, mas muitas pessoas deixam acumular os serviços. Mantenha a manutenção em dia, principalmente com os freios, pneus e motor. É necessário verificar com frequência os faróis, setas, pisca alerta, luzes de ré e de freio, pois exercem funções indispensáveis para a segurança no trânsito.
Distância de segurança
Ao dirigir, principalmente em rodovias e estradas, mantenha uma distância segura entre os veículos. Qualquer imprevisto que o motorista à sua frente tiver, como animais na pista ou buracos, você terá tempo para agir e evitar uma colisão.
Sinalização
Sinalize sempre as suas intenções. Ao convergir, use as setas e mantenha o contato visual com os outros veículos em circulação. As ultrapassagens também devem ser sinalizadas e sempre pela esquerda. Nunca ultrapasse pela direita, em local proibido ou pelo acostamento.
Sinalizações de segurança no trânsito
Durante o percurso, obedeça as sinalizações de trânsito. Existem diversos tipos de alerta que por mais que sejam corriqueiros devem ser respeitados, mesmo que não haja outros veículos trafegando na via. Alguns deles são:
- Painéis eletrônicos;
- Faixas de ultrapassagem;
- Faixas de pedestres;
- Objetos (cones, cavaletes, etc);
- Placas;
- Semáforos;
- Sinalizações na via;
- Agentes de trânsito e outros.
Dirija com prudência e respeite o que estiver indicado nas sinalizações.
Acostamento
Sendo assim, nunca utilize o acostamento para trafegar ou realizar ultrapassagens. Pois ele é destinado para situações de emergência, trânsito de viaturas policiais, veículos para atendimento médico de urgência, de resgate, de socorro mecânico e outros agentes promotores de segurança no trânsito.
Cinto de segurança
O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Também Use-o sempre e garanta mais proteção para você e todos os passageiros. Mesmo que a distância percorrida seja pequena ou você esteja perto de casa o acessório é indispensável.
Manobras arriscadas
Evite fazer manobras arriscadas no trânsito. Assim, caso seja necessário, sinalize e observe o tráfego para ter certeza que não irá provocar nenhum acidente. Mantenha o veículo sempre na faixa própria e sinalize se tiver a necessidade de transpô-la.
Respeite a velocidade
Não ultrapasse a velocidade determinada na via, ela sempre deve ser compatível com a regulamentação. Além de promover a segurança no trânsito, manter o limite permitido também evita multas. Tenha cuidado também com as condições climáticas, do trânsito, da via e durante a noite, controle a velocidade de acordo com cada situação.
Pedestre e ciclista
Situações adversas podem acontecer no trânsito e o motorista deve estar sempre atento para evitar acidentes. Então, ter cuidado especial em relação aos pedestres e ciclistas é indispensável. Em locais com movimentação de pessoas reduza a velocidade, dê preferência aos pedestres nos locais indicados e mantenha a distância lateral de 1,50 m dos ciclistas.
Tenha atenção
Portanto, promova a segurança no trânsito e dirija com atenção em trechos urbanos, principalmente em locais próximos as escolas, paradas de ônibus, locais de deslocamento de pedestres, passarelas e outros.
Promover a segurança no trânsito é indispensável e protege a vida do motorista, passageiros e de outras pessoas que não estão no veículo. Você conhece outras dicas que não foram citadas? Deixe o seu comentário abaixo.
5 dicas para trocar pneus sem mistérios