Para desmitificar o serviço de rastreamento, selecionamos 8 mitos e verdades mais faladas dos aparelhos.
Muito têm se falado sobre rastreamento veicular, mas você sabe, realmente, como ele funciona? Algumas informações são disseminadas sem embasamento e acabam criando dúvidas desnecessárias aos usuários.
Mitos e verdades
Confira abaixo os principais mitos e verdades sobre o rastreamento veicular:
MITO: Rastreador não funciona em locais fechados
Quando se trata da tecnologia de rádio frequência, os rastreadores emitem e recebem sinal em qualquer lugar. Com isso, lugares fechados não atrapalham em nada o seu funcionamento. Se o veículo estiver dentro de garagens, galpões, tuneis, casas ou qualquer outro ambiente coberto, pode ser rastreado normalmente.
VERDADE: O rastreador instalado diminui o valor do seguro automotivo
O rastreamento veicular aumenta as chances de um veículo ser encontrado em casos de furto ou roubo. Nesses casos, é fácil a localização e as seguradoras não precisam desembolsar valores altos de restituição. Quando possuem um rastreador, os motoristas e proprietários de automóveis podem ganhar descontos de até 30% nas apólices de seguro.
MITO: Instalação do rastreamento veicular cancela a garantia
O rastreamento veicular não interfere em nada na garantia da concessionária. Porém, é preciso ter cuidado e atenção. A instalação do aparelho deve ser feita por um profissional qualificado para que não altere as configurações originais do veículo. Se algo for feito de forma incorreta, o proprietário pode perder a garantia de fábrica do automóvel.
VERDADE: Rastreador funciona 24 horas
Os veículos com rastreamento veicular podem ser localizados 24 horas e a qualquer dia da semana. Além disso, o sistema também emite outras informações em tempo integral. São: velocidade, frenagem, tempo parado, acionamento da ignição, horários, rotas, entre outros.
MITO: Alarmes interferem no funcionamento do rastreador
Os alarmes usam tecnologias diferentes do rastreamento veicular, como isso, não interferem em nada no seu funcionamento. Um mesmo veículo pode ter as duas funcionalidades instaladas, sem nenhum problema. Lembrando que as instalações devem ser realizadas por um profissional capacitado. Caso contrário, pode não só atrapalhar o funcionamento de ambos como outras funções do automóvel.
VERDADE: Rastreador funciona mesmo com o carro desligado
O funcionamento do rastreador independe do acionamento do veículo. Ele está ligado diretamente na fonte de alimentação. Mesmo que sejam desconectados, alguns modelos possuem bateria interna e continuam enviando e recebendo o sinal normalmente. O período da autonomia dependerá do tipo de aparelho e da bateria interna.
MITO: Rastreador só pode ser instalado em carros
O rastreador pode ser instalado em qualquer tipo de veículo e oferece as mesmas funções. O sistema de monitoramento é eficaz e gera benefícios para:
- – Carros;
- – Motos;
- – Caminhões;
- – Carretas;
- – Embarcações;
- – Tratores;
- – Maquinas pesadas, entre outros.
VERDADE: É possível rastrear um veículo pelo smartphone
O sistema de rastreamento e monitoramento pode ser utilizado em dispositivos móveis. Através do aplicativo, o usuário acessa todas as informações utilizando um smartphone, tablet ou outros aparelhos conectados à internet. Dessa maneira é mais fácil e rápida a reação do proprietário do veículo em casos de furtos ou roubos. Também possibilita o acompanhamento das informações em tempo real.
O rastreador veicular é uma ótima solução de segurança para o seu veículo. Não fique na dúvida entre mitos e verdades. Aqui, na Declatrack, contamos com uma equipe de profissionais treinados e capacitados para o atendimento. Conheça as nossas soluções e proteja agora mesmo o seu patrimônio.
Rastreamento veicular: 3 benefícios para toda a família