Pagar um seguro não é algo fácil para todos os motoristas. Ainda mais que alguns modelos de veículos ou perfis de condutores dificultam esse processo ou encarecem o valor da contratação. Nesse contexto, uma opção que vem sendo considerada para proteção econômica e facilitada de veículos é o rastreamento com seguro.
No entanto, a efetividade desse sistema vem causando bastante polêmica. Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor o que é esse serviço e tomar uma decisão esclarecida, vamos falar sobre o assunto.
O que é o rastreamento com seguro?
O rastreador com seguro é oferecido por diferentes empresas, algumas bem conhecidas no mercado. Ele oferece a instalação e serviços de rastreamento. Além disso oferece um seguro de primeiro risco absoluto. O grande atrativo desse produto tem sido o preço acessível, superando até mesmo seguros populares.
Como funciona o rastreamento com seguro?
Embora as variadas empresas que oferecem esse serviço apresentem diferenças no que diz respeito à cobertura, valores e outras questões. Podemos falar de alguns aspectos gerais sobre como esse serviço de proteção para veículos funciona.
O rastreador, geralmente, é via rádio, não sendo o mais eficiente do mercado, mas oferece o básico do serviço de localização. O seguro também não é completo. O veículo só é reposto em caso de danos de 75% quando recuperado ou se não for recuperado. Ainda assim, existem diversas cláusulas no contrato que excluem a obrigatoriedade da seguradora em indenizar o contratante.
Para quem esse tipo de proteção veicular é destinado?
Todo produto ou serviço que encontramos no mercado tem um público-alvo, um grupo de pessoas para quem eles acreditam que determinada coisa é ideal. No caso do rastreador com seguro, o principal público é aquele de alto risco, que não consegue fazer um seguro completo ou para os quais o valor do seguro sai muito caro. São, geralmente, motoristas jovens, com hábitos de risco, veículos mais antigos, dentre outras características que encarecem ou desautorizam o seguro tradicional.
O que fazer antes de contratar um rastreador com seguro?
Como foi dito, a efetividade desse tipo de seguro é bem polêmica. Se você está considerando que essa, talvez, seja uma opção interessante para você, tome algumas precauções antes de decidir:
- Pesquise as empresas que pretende contratar nos sites Reclame Aqui, Jusbrasil e em fóruns da internet. Nesses sites você conseguirá verificar a reputação da empresa, problemas e opiniões de usuários reais;
- Leia atentamente o contrato, se possível, consulte um advogado ou conhecido com facilidade de interpretar leis. Essa medida vai garantir que você não se frustre ou acabe no prejuízo caso faça uma escolha que não é tão interessante para você.
Agora, é claro, vamos responder a pergunta que motivou este artigo: mas, e aí, rastreamento com seguro vale a pena? Pelo que pesquisamos, só vale a pena se essa for a sua única opção. Por quê? Bom, primeiramente, você vai estar contratando um serviço que é um rastreador e também um seguro, mas não é nenhum dos dois “direito”. A nossa conclusão é que o rastreador com seguro tem grandes chances de ser um barato que acaba saindo caro…
Uma empresa especializada em rastreamento oferece um serviço muito mais completo, seguro e eficiente no que diz respeito a serviços de localização veicular e outras ações que acompanham esse tipo de produto. Um seguro tradicional te oferecerá uma cobertura completa, com cláusulas mais razoáveis.
Algo que pode te ajudar em sua pesquisa é conhecer mais sobre seguros e rastreadores. Comece por aqui, lendo o nosso artigo sobre a diferença entre rastreadores veiculares por satélite e por chip.
Rastreador veicular sem mensalidade ou com mensalidade? Tire suas dúvidas!