O cuidado periódico com os veículos é algo imprescindível para a sua conservação e potencialização. Por essa razão, a revisão de motos é um ato de cuidado e prevenção que pode potencializar os resultados que se espera dela. Além disso, ao revisar a moto de acordo com as especificações, você contribui para a economia de recursos. Já que, uma manutenção de motos em dia evita que problemas surjam de forma inesperada. Assim, adiantando as possibilidades, se impede que outros problemas se desenvolvam em razão daquele que poderia ter sido descoberto com antecedência.
Apesar de ser algo muito importante, a revisão de motos também é algo muito simples. Isso porque há informações suficientes preparadas pela própria marca para que o proprietário siga ao longo do tempo. Além disso, há um checklist mínimo de ações que devem ser tomadas na hora da revisão, e que facilitam em muito o processo. São itens de primeira necessidade que não podem ser deixados para trás na hora da conferência
Para direcionar esse momento importante da sua motocicleta, relacionamos aqui tudo o que você precisa saber sobre revisão de motos!
Quando e Como Fazer a Revisão de Motos
De maneira geral, esse tipo de checagem deve ser feita ao menos uma vez ao ano. Ou, caso seja atingida primeiro, a meta de 10 mil quilômetros rodados também deve levar você e sua moto a um especialista. Mas, essa informação está disponível no Manual do Usuário de sua motocicleta. Dessa forma você não corre o risco de se esquecer do momento importante que é a revisão de motos.
Quando chegar o momento ideal, a revisão deve ser feita com um especialista. Embora muitas ações sejam simples e devam ser alimentadas na observação diária em casa, a revisão de motos é algo mais profundo. Por essa razão, o ambiente ideal para a sua realização é em uma mecânica e com um profissional preparado para isso.
Itens Importantes na Verificação
A melhor parte da revisão de motos é que ela considera todos os pontos da moto que precisam de atenção. Entretanto, alguns dos itens são de crucial observação. A partir deles, muitas outras peças têm definidas sua qualidade de atuação.
Checagem da Água
Um dos pontos mais importantes do funcionamento da motocicleta tem a ver com o nível da água. Essa checagem deve fazer parte do dia a dia do condutor. Se é ação diária, não pode, então, faltar na hora da revisão de motos. Durante o processo de revisão, é preciso se certificar de que o líquido no reservatória esteja novo, devendo ser trocado pelo menos a cada dois meses. Além disso, o reservatório deve estar sempre completo.
Checagem do Óleo do Motor
Considerando que o óleo do motor tem a função de manter lubrificadas todas as demais peças ali por perto, é imprescindível que ele esteja sempre em constantes condições. Sem seu pleno funcionamento as peças vão se desgastar durante o atrito produzido entre as peças no deslocamento da moto. Por essa razão, na revisão de motos deve ser dada uma especial atenção às condições do óleo de motor e dos filtros.
Sistema de Freios
Descobrir que não freios na motocicleta apenas no momento de sua necessidade não é uma experiência muito boa. Por essa razão, a certeza de seu funcionamento deve vir antes da sua necessidade. Embora sejam preparados para aguentar grandes pressões, em algum momento eles irão se desgastar. E, estar desatento a essa questão pode trazer prejuízos irreparáveis. Então, durante a revisão de motos, a checagem do sistema de freios não deve ser ignorada. Além de observada, deve receber a devida atenção no reparo ou na troca de peças que são necessárias para o pleno funcionamento da motocicleta.
Carburador
Embora não seja muito comum de ser verificado nas checagens diárias do condutor, o carburador tem uma função muito importante no deslocamento da motocicleta. Ele é o responsável por garantir que o ar e combustível se equilibrem. E, assim, evitar a perda de potência que acontece quando há excesso de ar. Nesse caso, durante a revisão de motos é necessário fazer a limpeza de que o carburador precisa. Além disso, é nessa hora que se confere a conservação das demais peças e componentes do carburador.
Conferência da Relação
Essa é outra daquelas tarefas que podem ser realizadas até pelo próprio condutor. Entretanto, na oportunidade de uma revisão de motos não pode passar desapercebida. A relação nada mais é do que o conjunto de pinhão, coroa e corrente. Essas são peças que estão presentes na maioria dos modelos de motocicletas. Por se tratar de um conjunto que atua diretamente no movimento da motocicleta, é algo que merece bastante atenção. Durante a revisão, é necessário limpar e lubrificar os itens dessa composição. Claro, assim como as demais tarefas, sempre cumprindo as especificações do Manual do Usuário.
Quer saber mais sobre o assunto? Receba nossas novidades em primeira mão!