O primeiro passo para quem deseja sair por aí pilotando uma moto, é estar habilitado para fazê-lo. E, uma das formas mais eficazes de tirar a CNH de motos é se submeter ao processo da moto escola. Além de garantir tranquilidade na hora de ser fiscalizado, a habilitação também promove a segurança do piloto e dos demais personagens do trânsito.
Mas, o processo de habilitação para condutores de motos possui processos. E, para chegar ao final com sucesso, você precisa conhecer cada um deles.
Então, se você deseja saber tudo sobre a moto escola e sua importância no processo de habilitação, continue com a gente!
Cumpra a Burocracia
Certamente você já está acostumado a cumprir processos burocráticos. Afinal, são etapas comuns no Brasil para quase tudo o que você vai fazer. Com o processo de habilitação não é diferente. Ao procurar por uma moto escola, você também vai encontrar um caminho burocrático para percorrer.
Quando se trata da habilitação para a condução de motos, a burocracia a ser cumprida é aquela indicada pelo Detran. A exigência começa pela idade mínima, que deve ser de 18 anos, para o candidato a piloto. Cumprida essa exigência, o próximo passo é se matricular na moto escola de sua preferência. Então, por meio dela, você fará os agendamentos dos testes teóricos e práticos.
Para isso, você deve apresentar seus documentos pessoais, como RG, CPF e um comprovante de residência. No momento da inscrição você também deve escolher a categoria de habilitação que, no caso de motocicletas, é a categoria A.
O próximo passo é a coleta de digitais feita na própria moto escola. Logo depois disso, você também vai passar por testes e exames que vão declarar que você está apto, tanto em saúde física quanto emocional, para pilotar um veículo por aí.
Realização das Provas
Depois de cumprir as primeiras exigências, você deve se preparar para provar suas habilidades específicas para a condução de uma moto.
Para provar a sua competência em conhecimento sobre a dinâmica do trânsito, você deve realizar a prova teórica. Ela compreende questões sobre legislação, infrações de trânsito, primeiros-socorros e mecânica básica. Claro que, antes de partir para a realização da prova, você deve se preparar com 45 horas-aula oferecidas pela própria moto-escola. Nessa fase da habilitação você vai precisar acertar ao menos 70% das questões.
Além da prova teórica você também passará por um exame prático. Para ela, você será preparado por um número mínimo de 25 horas de aula. Desse total de horas, você deve fazer ao menos 5 delas durante o período noturno.
Depois de se preparar para o momento, finalmente você fará a prova prática. Ela é feita em uma pista especialmente preparada pelo Detran. Lá estarão disponíveis avaliadores que analisarão seu desempenho conforme as exigências mínimas.
Qual é o Papel da Moto Escola no Processo de Habilitação?
A moto escola é a porta de entrada para a sua habilitação na categoria A. Ela é o acesso fundamental para que o processo seja feito com segurança legal e prática. Por se tratar de uma instituição especializada no assunto, a moto escola está habilitada a integrar você a tudo o que você precisa. Afinal, ela tem as vias de acesso ao Detran e os caminhos ideais para cumprimento legal do processo.
É a instituição de sua escolha que abre o processo da habilitação. Ela viabiliza tudo a partir da emissão das taxas, por exemplo, sendo um meio de intermédio entre você e os órgãos públicos responsáveis pela habilitação. É ela também que orientará você a respeito de cada passo, a fim de que nada seja deixado para trás.
Por fim, além de marcar os exames obrigatórios, a instituição também te prepara para cada um deles. Para isso, cada uma das moto escolas possui profissionais preparados para orientar o passo a passo de cada testa. Desde o exame teórico, a moto escola obrigatoriamente deverá te oferecer as aulas e o suporte necessário para a absorção do conhecimento. Da mesma forma, o exame prático também deverá ser antecedido pelas aulas em percursos que te permitam fazer a prova com excelência.
Como Escolher a Moto Escola Certa?
A sugestão para a escolha correta serve para todas as áreas da sua vida. Para garantir uma escolha correta você deve conhecer previamente a instituição. A fim de acertar, você deve se inteirar sobre os procedimentos, sobre a reputação da instituição e a forma como ela lida com problemas e imprevistos.
A partir da reunião de informações você deve comparar com outras instituições da mesma categoria. Apesar de o preço contar muito, o ideal nessas horas é considerar o custo x benefícios. Assim, você não corre o risco de cair em uma enrascada.
Leia também:
Veja as melhores dicas de pilotagem de motos estradeiras
Receba nossas novidades em primeira mão!