Antes de mais nada, pilotar uma moto em dias de chuva é uma tarefa que requer muitos cuidados. Mesmo os mais experientes precisam redobrar a atenção. A pista molhada, o trânsito intenso, pouca visibilidade e outros fatores, dificultam o tráfego e aumentam os riscos de acidentes. Assim, para ajudar os motociclistas, selecionamos algumas dicas de segurança para transitar em dias chuvosos. Confira!
Sinalização
Em dias de chuva, a visibilidade pode ser menor e os motoristas podem ter dificuldades para visualizar uma moto. Para ajudar a “ficar visível” é necessário usar a sinalização do veículo. Assim, nunca esqueça de ligar o farol e usar as setas. Mantenha sempre o contato visual com os outros condutores e, caso seja necessário, sinalize com as mãos.
Aquaplanagem
A Aquaplanagem acontece quando uma lâmina de água se coloca entre o asfalto e os pneus, provocando a perda de contato do veículo com o solo. As motos também estão sujeitas a esse acontecimento. Os riscos irão variar de acordo com a intensidade da chuva. Para evitar, diminua a velocidade ou até mesmo pare em um local seguro e espere o tempo melhorar.
Dirija a moto suavemente
Evite acionar bruscamente os comandos da moto. Em dias de chuva a aderência da pista fica menor, por isso os freios, câmbio e o acelerador, devem ser usados suavemente. Lembre-se, com a pista molhada uma pequena derrapada pode acabar se tornando um grave acidente.
Evite levar pessoas na garupa
Uma pessoa na garupa altera o equilíbrio da moto, principalmente nas pequenas. O risco ainda aumenta quando o “passageiro” não tem experiência em andar de motocicleta. Em dias chuvosos, evite transportar pessoas. Caso não tenha outra alternativa, espere o tempo melhorar ou, pelo menos, diminuir a intensidade da chuva.
Manutenção preventiva
A manutenção é primordial para qualquer situação. Em dias de chuva é muito importante que todos os componentes da moto estejam funcionando perfeitamente, pois, podem ser muito requisitados. Freios, lubrificação, fluidos e peças mecânicas devem estar alinhadas. Fique de olho nos pneus também. Ande sempre com eles em bom estado de conservação.
Escolha a melhor rota
Algumas vias ficam muito perigosas em dias de chuva e podem ocorrer alagamentos, enchentes e outros problemas. Fuja desses locais! Através de um rastreador veicular instalado em sua moto, por exemplo, é possível traçar as melhores rotas para você chegar ao seu destino com segurança. O aparelho também ajuda em casos de imprevistos, mostrando em tempo real a localização da sua moto.
Distância de segurança
Como já foi dito, em dias de chuvas a visibilidade dos motoristas é menor e os riscos deles não enxergarem os motociclistas aumentam. Mantenha uma distância segura do veículo da frente e nas laterais. Evite trafegar entre as pistas e fazer ultrapassagens. Em caso de dúvidas, aguarde o motorista realizar a manobra antes de você.
Evite fechadas
Nunca tente disputar com outros veículos. O motociclista fica muito exposto no trânsito e qualquer esbarro pode machucá-lo. Quando estiver próximo a outros veículos, principalmente os de grande porte como ônibus e caminhões, evite os pontos cegos. Fique atento ao retrovisor do motorista, se você não consegue ver, ele também não irá te enxergar.
Pilotar em dias de chuva é uma tarefa complicada, mas com alguns cuidados você chegará ao seu destino em segurança. Você conhece outras dicas que não estão aqui? Compartilhe conosco!
Segurança no Trânsito: Cuidado com os pontos cegos