Os pneus são peças de extrema importância para o bom funcionamento dos veículos. Por isso, mantê-los em bom estado é fundamental para, além de prolongar a durabilidade, não aumentar o consumo de combustível. Separamos 7 dicas para aumentar a vida útil dos pneus. Quer saber como? Confira:
Compre apenas pneus originais
Tentar economizar demais na hora de comprar pneus pode ser uma má ideia. Optar por marcas pouco conhecidas e de qualidade duvidosa em troca de preços mais baixos pode acabar dando um prejuízo maior ainda, já que as peças podem se desgastar muito mais rápido.
Além disso, observar a etiqueta aplicada nos pneus (até 2018, todas as unidades à venda no Brasil devem apresentar informações sobre resistência ao rolamento, aderência ao molhado e ruído externo). Isso garante a escolha do modelo certo para o seu tipo de uso. Mas atenção: não use um modelo diferente do padrão de fábrica do seu carro.
Calibre sempre
Além de garantirem estabilidade e segurança ao veículo, pneus corretamente calibrados duram mais e consomem menos combustível que pneus murchos. Para não errar a dose de pressão de ar, leia o manual do automóvel. Mas lembre-se de calibrá-los a cada 15 dias e nunca enquanto estiverem quentes (após longas rodagens).
Não sobrecarregue os pneus
Pneus são feitos para carregarem apenas o peso máximo recomendado pela fabricante. Mas vale lembrar que pneus sobrecarregados, além de terem um maior contato com o solo, podem causar danos mecânicos ao veículo. E ainda aumentam o consumo de combustível.
Faça manutenções frequentes para aumentar a vida útil dos pneus
O alinhamento e o balanceamento dos pneus garantem que todas as peças se desgastem uniformemente, prolongando a vida útil geral. Essa necessidade pode ser detectada durante a manutenção preventiva do seu veículo, que deve ser feita semestralmente.
Além disso, o bom funcionamento de outras peças, como amortecedores, rolamentos, freios e molas, afeta diretamente a vida útil dos pneus.
Cuidados com a estética
Na hora de deixar os pneus mais bonitos, nunca use receitas caseiras. Tenha cuidado com o famoso “pretinho” e outras soluções: produtos que usam substâncias derivadas do petróleo causam desgaste na borracha e a perda de propriedades mecânicas e físico-químicas. Escolha produtos com qualidade certificada e específicos para tais fins.
Dirija com responsabilidade
Você já reparou que os carros de Fórmula 1 fazem constantes trocas de pneus? É porque o estilo agressivo de uso deles proporciona uma vida útil muito baixa. Arrancadas fortes, freadas bruscas e curvas em alta velocidade são ações constantes na modalidade.
Mas se o seu foco for economizar os pneus e o dinheiro de uma troca prematura, então deve fazer exatamente o contrário. Acelere o seu carro de forma progressiva, freie levemente e faça curvas com calma. Afinal, você é um motorista, não um piloto. Além disso, evite buracos, pisos irregulares e, principalmente, respeite a sinalização e os limites de velocidade.
Você tem alguma dica ou dúvida sobre a conservação correta dos pneus? Comente abaixo.
Lavagem automotiva: Métodos sustentáveis