Embora adquirir um veículo seja um sonho comum aos brasileiros, nem sempre é possível de ser realizado da maneira mais desejada. Às vezes, situações menos favoráveis como a falta de recursos fazem com as pessoas prefiram partir para a hipótese dos veículos usados. Em outras situações, a opção por veículos usados pode ser uma opção inteligente por quem prefere comprar e revendê-los após um tempo. Apesar de não parecer, optar por veículos usados pode trazer vantagens como o preço e ausência da depreciação dos veículos novos.
Entretanto, embora tenha benefícios, ao comprar veículos usados deve se tomar alguns cuidados. Todos eles são necessários para a garantia de um negócio justo. Além de não ser passado para trás, as dicas elencadas a seguir ajudarão aos interessados a fazerem escolhas conscientes e proveitosas.
Seja Paciente
Boas oportunidades não caem do céu. A verdade é que elas são imprevisíveis e devem ser aguardadas atentamente e pacientemente. Portanto, na hora de adquirir um veículo usado, o ideal é que não se admita pressa. Assim, o primeiro passo deve ser uma pesquisa ampla, cuidadosa e responsável. Para isso, é preciso que o interessado mantenha a lucidez diante da persuasão dos vendedores. Assim, o equilíbrio entre atenção e paciência é capaz de promover melhores chances de se fazer um bom negócio.
Escolha Entre os Veículos mais Desejados
Optar por um veículo considerado mais desejado é uma boa arma contra a depreciação. Embora isso não impeça a depreciação, propriamente dito, costuma sofrer uma menor desvalorização. Assim, apesar de a venda não ser um objetivo ao se comprar um veículo, ao optar por um veículo visado, o comprador garante um bom valor de revenda a médio e longo prazo.
Conheça a Marca Escolhida
Depois de se interessar por um veículo, é muito importante que se conheça o histórico da marca do veículo em questão. Antes de fechar o negócio, uma análise atenta sobre alguns aspectos da marca podem fazer muita diferença. Uma das questões que merece atenção, por exemplo, é a posição ocupada por ela na lista de veículos usados mais desvalorizados. Além disso, é preciso ponderar o fato de o carro em questão já ter saído ou ter previsão de saída da linha de produção. Isso porque, veículos fora de linha demandam manutenções mais custosas além de dificuldades para reposições de peças.
Investigue se o Veículo já foi batido
Essa é uma das maiores preocupações na hora de comprar veículos usados. Afinal, não é incomum que vendedores encubram esse tipo de situação através de uma boa carcaça. Por isso, para evitar dores de cabeça, o ideal é solicitar a vistoria cautelar. Através dela é possível saber quanto a originalidade dos pontos de identificação do veículo. Embora seja um serviço pago, vale a pena conferir itens como a numeração do chassi, motor, câmbio, vidros e etiquetas de identificação.
Faça um Test Drive
Testar o veículo antes da compra já é uma prática comum nos negócios que envolvem veículos novos. Por essa razão, faz-se ainda mais necessário quando se trata de veículos usados. Através do teste é possível verificar e comprovar alguns aspectos do carro. É o caso, por exemplo, do conforto, funcionamento do câmbio, desempenho do motor, consumo de combustível, entre outros aspectos.
Aqui, uma importante dica é alugar um carro do mesmo modelo e que esteja nas mesmas condições. Dessa forma, é possível experimentar os impactos da depreciação do veículo ao longo do tempo.
Observe a Quilometragem do Veículo
Caso o test drive dê boas impressões sobre o veículo, o próximo passo é analisar a rodagem a que o veículo já foi submetido. Quando se trata de veículos usados, os carros com baixa rodagem representam uma maior conservação. Em contrapartida, nesse caso, há também menor necessidade de manutenção.
Por sua vez, os veículos usados que apresentam alta rodagem representam o contrário do descrito acima. Por isso, requerem maiores cuidados como uma vistoria mais cuidadosa. Especialmente nos itens como bateria, pneus, estepe e motor.
Conheça a Procedência do Veículo
Infelizmente, ao se comprar veículos usados, não se tem a mesma garantia de quando se compra um veículo zero. Então, um passo importante antes da efetivação da compra é verificar a origem do carro em questão. Através dessa análise é possível saber qual é o histórico do veículo e os problemas que ele possa ter sofrido.
Para este passo, há uma eficiente ferramenta pesquisa. Através de sites especializados é possível verificar se o veículo pesquisado já esteve envolvido em acidentes, se foi roubado, se é produto de locadora ou leilão, se está alienado, dentre outras questões.
Consulte a Opinião de Um Profissional
Ainda que todos os requisitos anteriores sejam atendidos, é imprescindível ouvir a opinião de um mecânico profissional. Afinal de contas, um profissional olhará para o veículo sem a visão da necessidade ou da paixão pela vista. Ao contrário, o que se espera de um profissional é a visão imparcial e técnica sobre o assunto. Dessa maneira, é importante ouvir atentamente o que o mecânico tem a dizer sobre a parte externa e, especialmente, sobre a parte interna e estrutural do veículo.
Investigue se o Veículo não Sofreu Enchentes
Veículos que sofreram situações de enchentes podem apresentar problemas graves que nem sempre estão visíveis por fora. Entretanto, há maneiras práticas de se identificar a situação simplesmente por meio da observação. Um carro que foi exposto a uma enxurrada, por exemplo, apresenta aspectos específicos e identificáveis.
Portanto, é importante prestar atenção ao cheiro exalado pelo interior do veículo. Além desse, outro ponto de observação é o estado dos estofamentos e dos carpetes. Caso apresentem estragos visíveis, é possível que tenha passado por uma enchente ou, no mínimo, tem problemas com a vedação.
Observe as Garantias e Revisões
Ao comprar veículos usados, não abra mão da análise de garantias e revisões. Em algumas situações, um carro seminovo ainda está no prazo de garantia. Para descobrir se esse é o caso, basta uma análise cuidadosa do manual do proprietário. Entretanto, nem todos os veículos usados vêm com essa vantagem. Por isso, nos casos em que não haja o benefício, o comprador pode negociar essas questões com o próprio vendedor. O ideal é que se exija uma garantia maior do que aquelas de 90 dias oferecidas normalmente.
Dê Preferência a Vendedores Conhecidos
Apesar das inúmeras possibilidades de se comprar um veículo, é sempre mais seguro fazer a compra de um vendedor conhecido. Isso pode evitar problemas de fraudes e enganações. Porém, isso nem sempre é fácil ou possível. Então, nesses casos, o ideal é que o veículo seja adquirido em uma concessionária, onde o comprador poderá voltar caso enfrente problemas inesperados.
Como descrito, adquirir um veículo usado pode ser um excelente negócio se feito corretamente. Após as análises devidas, é possível encontrar um carro adequado e seguro por um valor justo e acessível. Em contrapartida, a compra irresponsável considerando apenas aparência ou valores pode levar o interessado a negócios duvidosos e desvantajosos.
Assim, a melhor forma de garantir um bom negócio é se despindo da urgência ou do encantamento. No lugar disso, a prudência é sempre melhor utilizada. Acrescida de cuidado e sentimento de preservação, o mesmo veículo, fruto de uma boa compra, pode render um bom tempo de utilização, e, por fim, uma revenda ainda lucrativa.