Que a tecnologia veio para facilitar nossa vida nós sabemos. Portanto, queremos inserir essa facilidade em todas as áreas de nossas vidas. E por isso, na área automotiva não poderia ser diferente. Neste campo, temos o carro automático. Quer saber como escolher o melhor modelo para sua demanda? Fique tranquilo! Confira a seguir 6 dicas na hora de escolher os seus carros automáticos.
O que são carros automáticos?
O carro automático se difere dos outros carros principalmente pelo seu esquema do câmbio de marchas.
Pois o câmbio da maioria dos veículos é o que chamamos de manual. Câmbio este em que é necessário que o motorista realize a troca da marcha.
Já o câmbio automático reduz a muito baixa ou nula a ação do motorista sob a alternagem de marchas.
Este tipo é controlado por discos ao enves de engrenagens, e eles abrem ou fecham dependendo da marcha necessitada no momento.
Possui também uma peça que é chamada de conversor de torque. A função dessa peça é enviar a força que está sendo produzida do motor para as rodas. Tem a função de substituir o pedal da embreagem.
A tendência é só aumentar o número de carros automáticos vendidos. Isso porque as pessoas estão cada vez mais procurando por conforto. Então, este modelo pode te oferecer o conforto que você precisa.
O sistema dos carros automáticos identificam por si só a necessidade de se trocar ou não a marcha e realiza isso sozinho.
Imagine a comodidade que este recurso poderá te trazer em uma longa viagem? Poderá reduzir um desgaste que é a troca de marcha manual.
Há os mais diversos modelos de carros automáticos no mercado, mas temos que observar todos os detalhes antes de realizar a compra.
Pois isso garante sua satisfação por mais tempo, e a seguir nós daremos 6 dicas importantes para aplicar na hora de comprar o seu.
1- Gasto de combustível
O preço da gasolina atualmente aumentou significativamente e não está mais fácil de encher o tanque.
Portanto, há boatos que espantam muita gente na hora de procurar um carro automático que é o que esses tipos de carro gastam muito combustível, mais que o manual.
Em alguns casos específicos é verdade, mas a diferença não é tão grande assim. Além do mais, agora desenvolveram alguns sistemas para ajudar a poupar.
Alguns destes sistemas é o CVT (Continuously Variable Transmission) que é um sistema que traz bastante economia pois utiliza o melhor desempenho do motor.
Porém não possui conversor de torque, no entanto não atrapalha nada embora o quesito aceleração tem que ser alterado no próprio câmbio pela constante que o carro se mantém.
2- Sinta o carro
Para isso você precisa dirigir o carro pois isso irá te ajudar a identificar se o carro tem uma arrancada suave, quantas trocas de marcha você realiza.
Não se esqueça de conferir qual a melhor regulagem para você, pois para cada pessoa há uma regulagem diferente.
3- Confira as manutenções fornecidas previamente
Se for o caso de uma possível compra de segunda mão, analize primeiro o histórico de manutenções, assim por ele, você conseguirá conhecer o carro que terá te acompanhando. Isso evita futuros problemas e também mostra os que podem estar mascarados.
Algumas fabricantes não recomendam trocar o óleo da caixa de marcha, mas realizar essa troca como manutenção preventiva irá te aliviar de muitos problemas futuros.
4- Conforto dos carros automáticos
Este é um dos pontos mais importantes geralmente comuns entre pessoas que costumam adquirir um carro automático.
Além da parte interna e externa do carro serem bacanas, é necessário continuar prestando atenção no câmbio, pois há vários tipos e cada um serve a um propósito diferente.
Se estiver a procura realmente de conforto o câmbio CVT ou o conversor de torque poderão servir muito bem.
Eles oferecem conforto e são bem suaves ou até mesmo imperceptíveis quando realizamos a troca de marchas. Os sistemas eletrônicos, no geral, são mais dinâmicos, o que é bom.
5- Performance dos carros automáticos
Além do conforto, o tópico performance também é importante. Neste quesito os modelos que servem melhor são os automatizados e os dupla embreagem.
Não que os outros modelos de câmbio não ofereçam performance, a pesar que o CVT suporta o torque até somente 200.
Os dois sistemas citados anteriormente conseguem oferecer mais performance e a sensação que está dirigindo um carro de fórmula 1 pelo ambiente esportivo que conferem.
6- Orçamento
Após avaliar e eleger o seu automático favorito (ou automáticos favoritos) de acordo com sua necessidade, precisará conferir se este se adequa ao seu bolso.
Se algumas das opções se encaixarem, perfeito! Agora você tem um automático de respeito que supre todos os seus desejos e demandas!
Não deixe de se informar e pesquisar sobre os diferentes câmbios. Comece por aqui entendendo o CVT.