Saudosos anos 90! Se você é dessa época, certamente vai ser envolvido pela nostalgia que trouxemos hoje. Se é “noventista” e apaixonado por carro, a experiência será ainda melhor. Mas, se você não é da melhor década que já existiu, mas ama os clássicos automotivos, esse artigo também é para você. E, conhecer os lançamentos do salão de automóveis de 1990 vai ser uma incrível experiência.
Como você já deve saber, o Salão do Automóvel é a maior expressão da exposição de automóveis. É lá que chegam primeiro as novidades e lançamentos do mundo automotivo. No Brasil, essa grande referência é o Salão do Automóvel de São Paulo. O evento acontece a cada dois anos e é um grande atrativo mundial.
Então, para aquecer seu coração motorizado, listamos os 5 lançamentos do salão de automóvel de 1990.
Ferrari 40
Um dos maiores destaques entre os lançamentos do Salão do Automóvel de 1990 certamente foi a Ferrari 40. Sua idealização é ainda um pouco mais antiga que a 16ª edição do Salão do Automóvel. Na verdade, a Ferrari 40 foi pensada para o mercado automotivo ainda em 1987 e se tornou um clássico.
Caso você seja um apaixonado por Ferraris, vai saber que todas elas fizeram história. Mas, foi a 40 aquela que se tornou a cereja do bolo. Depois de ser criado por Enzo Ferrari, o modelo virou um dos modelos da marca. Também, não poderia se esperar menos do que excelência de um motor V8, biturbo, com 32 válvulas e 478 cv de potência. Então, na edição de 1990 do Salão do Automóvel, a Ferrari 40 foi o destaque do estando da Fiat após ter sido dirigida por Fernando Collor, presidente da república à época.
Toyota Crown
Um outro destaque nos lançamentos do Salão do Automóvel de 1990 foi o Toyota Crown. A propósito, se você gosta de carros luxuosos, esse é um belíssimo exemplar. E, aqui no Brasil o veículo japonês esteve por algum tempo. Embora, nada se compare ao tempo de produção do veículo em seu próprio país.
O Toyota Crown era a própria imagem do poder. Também, não se esperava menos de um veículo com o seu preço. Como demonstração desse luxo o veículo possuía um painel diferenciado. Seus detalhes eram claros a partir do acabamento com detalhes em madeira, farol automático adaptativo e até câmera de estacionamento. Assim, o veículo era um símbolo também de modernidade.
Alfa Romeo 164
Os lançamentos do Salão do Automóvel de 1990 também tiveram o Alfa Romeo 164 como parte do espetáculo. À época, o veículo foi importado pela Fiat. Também se tratava de um veículo de bastante status, a começar pelo seu preço que girava em torno de US$ 135.000,00.
Apesar da boa entrada que fez no mercado, sua presença no Brasil não durou muito. Isso se deu devido à falta de assistência aos proprietários desses veículos. Por causa desse problema, o carro acabou ficando famoso por ser um carro ruim. Entretanto, na verdade, o seu grande problema era a falta de apoio e reposição de peças, que tornou a relação entre o carro e seu dono muito mais difícil.
Atualmente ainda é possível encontrar alguns desses exemplares no trânsito brasileiro.
Monza
Alguns nacionais também figuraram o Salão do Automóvel em 1990. Essa era a época da despedida dos carros quadrados e a estreia daqueles modelos mais arredondados. E, essa foi a grande sacada da Chevrolet com a versão do Monza apresentada em 1990 entre os lançamentos. Não à toa, esse foi um dos modelos que disputava a guerra dos sedãs disponíveis.
Embora já estivesse no mercado automotivo em anos anteriores, o Monza apresentado no Salão agora tinha um preço menor. Então, aí havia mais um motivo para a sua posição de queridinho entre os apaixonados por carros. Com um bom motor e torque suave, o Monza se mostrou um carro muito confortável entre as possibilidades no país.
Voyage
Com uma excelente representação dos carros nacionais, a Volkswagen não poderia ficar de fora do Salão do Automóvel de 1990. E, foi nessa década memorável que a fabricante apresentou o Voyage para aquele ano. Embora fosse um sedã considerado pequeno, era também um carro prático, moderno e dono de um excelente acabamento.
Por causa da procura pelo modelo, o Voyage não era o mais barato dos lançamentos. Ao contrário, a demanda orientou o preço para uma subida no mercado. Sua potência era alimentada pelo famoso motor AP 1.8, outro grande sucesso. Para a época, o carro mostrava um desempenho bastante satisfatório. Sua eficiência era provada nas curvas ou em linhas retas. Todas essas vantagens provadas a partir da invejável estabilidade do veículo.
E, então, o que achou da nossa seleção de lançamentos? Embora muitos outros modelos tenham composto o Salão do Automóvel de 1990, esses foram alguns dos mais expressivos. Afinal, são uma mescla do que houve de mais sofisticado e de mais popular. Assim, representam com bastante fidelidade o impacto do Salão do Automóvel no gosto dos apaixonados por carros.
Leia também: Opala SS: conheça a sua história
Receba nossas novidades em primeira mão!