A liberdade que a moto proporciona faz com que ela seja um item essencial na lista de quem adora uma boa aventura. Entretanto, possuir uma moto vai além de adquiri-la e sair por aí desfilando. Na verdade, o processo da paixão por velocidade também precisa de uma boa rotina de cuidados com sua moto.
Trazer para o cotidiano o hábito do cuidado pode fazer com que a sua moto dure muito mais e tenha um desempenho cada vez melhor. Para explorar todo o potencial de uma boa motocicleta, você deve dar a ela as condições adequadas para manifestar todo esse poder. Por isso, nós selecionamos aqui as 4 principais dicas de cuidados com sua moto que farão toda a diferença na sua vida de motoqueiro.
Troque o Óleo Regularmente
Apesar de ser um cuidado aparentemente simples e comum, a troca de óleo regular é uma das maiores manifestações de cuidado que você pode ter com a sua moto. Isso porque, o funcionamento correto dessa parte do conjunto mecânico potencializa o funcionamento de todas as demais áreas. O fato de o motor contar com diversas peças trabalhando muito próximas, o atrito entre elas gera um desgaste a partir do atrito. Assim, o óleo é um componente indispensável para garantir que o atrito não resulte em grandes desgastes, o que evita prejuízos como a fundição do motor.
A fim de orientar os pilotos, cada fabricante indica qual seria o tempo ideal para fazer a troca do óleo. Entre os cuidados com a sua moto, esse é daqueles que não pode passar desapercebido. Para isso, basta ficar atento às orientações do manual do usuário do seu veículo. De maneira geral, a troca é feita considerando um espaço de tempo ou um limite de quilômetros rodados. A meta atingida primeiro determina o momento ideal para realizar o procedimento. A boa notícia é que, esse é um processo que pode ser realizado sem a necessidade de visita à uma oficina mecânica. Entretanto, obviamente, requer o mínimo de conhecimento sobre a qualidade do óleo e a realização da troca.
Calibre os Pneus
Considerando que os pneus são o contato mais próximo com a superfície, há de se entender a importância de mantê-los sempre em ordem. Isso potencializa a segurança dos ocupantes de moto, já que desenvolve uma melhor dirigibilidade e estabilidade quando mantidos nas condições ideais. Isso quer dizer que, além de trocá-los conforme a necessidade, está entre os cuidados com a sua moto o hábito de calibrá-los.
O processo de calibragem é bastante simples e pode ser feito na maioria dos postos de combustíveis. Para cumprir essa tarefa você precisa utilizar o equipamento corretamente conforme as necessidades dos pneus da sua moto. A fim de auxiliar o piloto, o manual do usuário do seu veículo indica qual é a pressão ideal a ser utilizada na calibragem. A partir daí, você só precisa observar essa informação antes de operar o calibrador.
Inspecione a Moto Diariamente
Entre os cuidados com a sua moto, o hábito de inspecioná-la deve estar no topo da lista. Isso pode garantir a sensação de segurança ao sair de casa e, além disso, evita que incidentes aconteçam pelo caminho. Trata-se de um procedimento muito simples e que pode fazer toda a diferença em situações inesperadas.
No ato da inspeção diária, alguns pontos merecem atenção especial. É o caso da verificação de vazamentos, por exemplo, que dará a ideia de que algo está errado quando houver. Mas, além disso, você deve prestar atenção nos barulhos emitidos pela motocicleta, pois, barulhos diferentes também podem indicar que algo esteja errado. Em seguida, você deve testar o acionamento de freios, embreagem e acelerador. Se possível, dar uma olhada nos cabos desses itens também vai ajudar bastante. Com tudo devidamente conferido, é hora de acelerar por aí.
Mantenha a Revisão em Dia
Por mais que o piloto seja cuidadoso, manifestando seus cuidados com sua moto, algumas questões fogem da sua habilidade. Afinal, há alguns problemas que podem passar desapercebido a quem não tem um conhecimento técnico sobre o assunto. Isso porque, essas alterações se manifestam a partir de detalhes, e só podem ser detectadas a partir de um olhar treinado especificamente para a situação.
Com a manutenção da revisão em dia, você evita que esses problemas tragam experiências desagradáveis. Para isso, basta seguir as orientações do próprio fabricante da sua motocicleta. É ele quem indica a frequência ou as condições em que a manutenção deve ser procurada. E, então, com a manutenção da sua máquina em dia, é mais seguro enfrentar a estrada, a cidade e qualquer desafio que se apresente.
Além dessas, há muitas outras dicas de cuidado que vão revolucionar o relacionamento entre você e a sua máquina. Para acessar nosso e-book com 50 dicas de cuidados com a sua moto clique aqui!
Leia também:
Conheça os lançamentos de motos do segundo semestre
Receba nossas novidades em primeira mão!