Quem tem motocicleta sabe que não se trata apenas de um meio de transporte. Mais do que uma ferramenta de trabalho ou de movimentação prática, uma moto também costuma ser uma paixão. A demonstração desse amor pelas sensações e emoções possibilitadas pelas motos também acontece em forma de cuidado. Assim, não é nada incomum encontrar por aí motociclistas caprichosos com seus objetos de inspiração.
Mas, cuidados com motos requerem mais do que apenas paixões. Na verdade, existem dicas preciosas que, se seguidas com dedicação, podem garantir o funcionamento da motocicleta por muito mais tempo. Além, claro de deixá-la ainda mais bonita. Essas dicas são atitudes e hábitos que podem ser adotados pelo próprio proprietário e condutor sem que ele tenha que sair de casa. Embora pareçam simples, fazem toda a diferença na conservação da sua motocicleta.
Para ajudar com os cuidados com sua moto, separamos aqui as principais dicas que você deve seguir.
Troque o Óleo Frequentemente
Acompanhar o período da troca de óleo é uma atenção muito eficaz em cuidados com motos. Pois, o óleo realiza uma função essencial no funcionamento do motor. Dessa forma, caso não recebe a atenção devida, o sistema de funcionamento da motocicleta sofre danos que podem resultar na perda do motor.
De maneira geral, essa troca é feita em oficinas ou até em postos de combustíveis. Mas, trata-se de um procedimento comum que pode ser realizado em casa. Para isso, o operador da função deve seguir alguns passos. Colocar a moto em um cavalete central é o primeiro deles. Em seguida, basta colocar um recipiente em um local que possa receber o óleo velho, aquecer o motor, soltar o bujão com cuidado, abrir a tampa de entrada do novo fluido, aguardar que o velho hoje se derrame por inteiro, fechar o bujão corretamente, posicionar o funil e colocar o novo óleo até o nível indicado no manual do proprietário.
Mantenha os Pneus Calibrados
Parece um detalhe, mas, a calibragem dos pneus interfere em umas questões do funcionamento da moto. Por isso, entre os cuidados com motos, esse assunto deve ser pauta indispensável. Manter os pneus devidamente calibrados garante um desempenho maior na segurança e na economia da motocicleta. Assim, além de analisar diariamente, o condutor deve calibrar os pneus ao menos a cada quinze dias. Nesses momentos de calibragem é fundamental que o condutor considere os limites informados pelo próprio fabricante no manual do proprietário.
Cuide da Limpeza da Moto
Quando se fala em cuidados com motos, este também é um aspecto importante: a limpeza da motocicleta. Pode parecer besteira e exagero, mas, cuidar da limpeza das motocicletas são orientações e conselhos dos próprios mecânicos. Essa atitude simples, além de manter a moto mais bonita, também otimiza o seu funcionamento.
A frequência do processo de limpeza adotado deve ser firmado por cada condutor. Afinal, cada um sabe a que situações sua motocicleta está exposta. Mas, é sempre importante ressaltar que, uma limpeza geral deve ser feita cada vez que a motocicleta enfrentar questões como terrenos com lama, terra, ou quaisquer outras condições diferentes das consideradas comuns.
Respeite a Capacidade da Moto
Certamente você já viu por aí motociclista tentando carregar artigos de todas as naturezas na garupa de uma motocicleta. Apesar de ser louvável os esforços empreendidos pelo condutor, todo motociclista deve ter ciência de que, explorar a capacidade da moto acima de suas possibilidades, pode trazer danos.
Os cuidados com motos implicam o respeito com a função social a ser exercida por ela. Assim, o ideal é que uma moto projetada para tráfego simples e leve da cidade, seja utilizada nesse fim. Para necessidades de cargas, que seja adquirida uma moto adequada com o suporte ideal para essa tarefa. E, aquilo que não tenha sido feita para ser transportado em motos, que recebe a devia atenção na hora da escolha de um transporte diferente. O abuso das capacidades da motocicleta vai diminuir em muito a sua vida útil, além de deixar espaço para falhas e imprevistos no tráfego.
Verifique o Estado dos Cabos
Verificar o estado dos cabos é uma atitude simples que pode ser adotada pelo próprio dono da motocicleta. Mesmo quem nada entende de mecânica precisa saber que uma motocicleta precisa de 3 cabos essenciais para o funcionamento; o cabo de acelerador, o cabo de embreagem e o cabo de freio. Considerando que essas sejam três elementos cruciais para o devido funcionamento da moto, é óbvio o quanto precisam de atenção.
Esses cabos estão ao alcance das vistas do condutor. Então, o ideal é que sejam objetos de observação diária. O próprio dono da motocicleta pode observá-los diariamente. E, ao menor sinal de desgaste, um mecânico deve ser procurado. Garantir cuidados para as motos também garante segurança para quem pilota ou divide o trânsito com pilotos.
Quer saber mais sobre o assunto? Receba nossas novidades em primeira mão!