Corona vírus: saiba tudo sobre

Corona Vírus

Desde o final do mês de dezembro o mundo vem sendo assolado com uma doença denominada corona vírus. Seu aparecimento inicial se deu em Wohan, na China, de onde partiu em pavorosa contaminação que agora atinge o mundo inteiro. Depois de atingir uma significativa quantidade de países e um assustador número de vítimas, a transmissão do vírus ganhou status de pandemia, o que foi nominado pela própria Organização Mundial da Saúde.

Atualmente, o Brasil se encontra em um momento de tensão por causa da situação, tendo o seu primeiro caso oficial registrado em 26 de fevereiro deste ano. Após a primeira contaminação na cidade de São Paulo já há outros registros espalhados pelo país. Embora ainda não haja motivo para pânico, medidas de segurança estão sendo orientadas pelas autoridades e adotadas em todos os cantos do país. Com isso, a expectativa é que a contaminação seja contida. Mas, para que o controle seja efetivo é necessário que todos conheçam sobre o corona vírus e tenham responsabilidade com suas ações.

O Que é Corona Vírus?

O corona vírus faz parte de uma espécie de família de viral. Apesar de todo o transtorno que a sua variação moderna tem causado agora, outros variados agentes já se manifestaram no mundo em outras épocas da história. Agora, a doença causa pelo corona vírus denomina-se COVID19, embora esteja sendo chamada comumente apenas de “corona vírus”.

O vírus, que recebe o nome por causa do seu formato de coroa, se trata de uma doença infecciosa com alto potencial de transmissão. Suas principais formas de proliferação se iniciam a partir da propagação de gotículas do nariz ou da boca. Uma vez expulsos do corpo, o vírus se aloja e se transmite através de espirros, tosses, abraços, apertos de mão ou compartilhamento de objetos contaminados. Seu intervalo entre a infectação e a manifestação dos sintomas pode variar de um dia a uma semana.

Powered by Rock Convert

Sintomas do Corona Vírus

Por se tratar de uma doença infecciosa que afeta a respiração, os principais sintomas são semelhantes aos sintomas de um resfriado comum. Normalmente eles se apresentam em forma de coriza, tosse, cansaço, dor de garganta e febre. Porém, em casos mais graves, o corona vírus pode causar sintomas como dificuldade respiratória aguda, insuficiência renal,  febre alta e, em alguns casos, pode causar doenças como a pneumonia.

Nos casos de manifestação dos sintomas, o recomendado é que a pessoa infectada evite sair de casa. Inclusive, a ida até o hospital não é recomendada nos casos de sintomas leves, em virtude do quadro desfavorável em que estão as pessoas internadas. Entretanto, nos casos em que se apresentem sintomas graves como a insuficiência respiratória aguda, é necessário que o atendimento médico seja procurado.

Melhores Formas de Prevenção

Apesar do pânico que vem causando, o corona vírus possui técnicas simples de prevenção. Embora não se possa negar o seu potencial de transmissão, a atenção a cuidados individuais e coletivos pode interromper a cadeia de transmissão. Por entender a importância da participação de todos na prevenção, o governo tem ditado regras, porém os estados e municípios têm se adequado com mair ou menor rigor, conforme sua realidade.

De maneira geral, as orientações mais importantes a serem adotadas por todos são as seguintes:

  • Lavar as mãos de maneira minuciosa com água e sabão. Inclusive dando atenção às unhas, espaços entre os dedos, palma, punho e dorso;
  • Utilizar álcool em gel para a higienização das mãos na falta de água e sabão;
  • Higienizar com álcool superfícies e objetos que possam ser usados por outras pessoas;
  • Cobrir o nariz e boca ao espirrar. A melhor maneira de fazê-lo é utilizando lenços descartáveis ou o antebraço;
  • Evitar aglomerações;
  • Evitar tocar o rosto com as mãos;
  • Dar preferência para a água sanitária na limpeza doméstica.

Entretanto, a melhor forma de lidar com a situação é a manutenção da sanidade e do bom senso. Afinal, o pânico generalizado gera o caos, ao passo que, cuidados simples e responsáveis podem salvar vidas.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right