Um dos grandes assuntos do momento é o limite da tecnologia, se é que haja um limite. Inclusive, na área de automóveis as evoluções são, além de muito aceitas; esperadas; Entre os grandes questionamentos futurísticos está, por exemplo, a expectativa para os novos modelos e possibilidades dos carros do futuro.
Saber como serão os carros do futuro, seu funcionamento, e designers é um questionamento não só dos profissionais da área, mas, também dos consumidores e apaixonados por carros. Entretanto, há especulações suficientes que garantem o mínimo de informações sobre o assunto. Para antecipar o que o mundo automobilístico espera, elencamos a seguir as principais informações sobre o que está por vir no que diz respeito aos carros do futuro.
Possíveis Tecnologias Presentes nos Carros do Futuro
Embora haja muitas possibilidades inimagináveis, com base no desenvolvimento atual é possível projetar as opções futuras. Inicialmente, o caminho aponta para veículos conectados, autônomos e ecológicos. O que significa dizer que, certamente serão utilizados recursos robóticos, virtuais e todas os demais aparatos tecnológicos possíveis.
Entre as prováveis tecnologias, os carros do futuro contarão com processos totalmente automatizados de produção. É o caso, por exemplo, da utilização de impressoras 3D nesse processo. Através dela, espera-se que haja significativa redução nos custos de produção. Além, obviamente, de elevar a eficiência do processo produtivo.
Outra tecnologia possível, é extensão da realidade aumentada já utilizada nos celulares para o manuseio de carros do futuro. A expectativa é que a tecnologia de realidade aumentada seja utilizada futuramente na projeção de mapas, informações de trânsito e dados sobre o próprio veículo. Além disso, ao invés de projetadas em celulares, as informações serão apresentadas diretamente no vidro dos carros do futuro.
Também se espera que carros do futuro contem com recursos de biometria. Na verdade, já é uma tecnologia utilizada atualmente, porém, em proporções menores como na segurança de dispositivos móveis e computadores. Entretanto, para um futuro próximo, a expectativa é que os sensores expandam para identificadores de sinais vitais e reconhecimento facial. Tudo para garantir a eficiência do veículo e a segurança do condutor e passageiros.
Além disso, tudo indica que os carros do futuro contarão com um nível de inteligência artificial capaz de fazer com que os veículos até trafeguem sem um motorista. Essa é a ideia para a autonomia dos veículos. Embora ainda não haja carros desse tipo no tráfego, todas as montadores já contam com projetos nessa linha. Além disso a constante evolução da Inteligência Artificial já presente no mercado automobilístico aponta para um fim denominado Autonomia.
Atuação Mecânica em Carros do Futuro
Embora a autonomia esperada para os próximos carros aponte para a desnecessidade da atuação humana, essa máxima não se aplica a questões mecânicas. Afinal, muitos itens que são utilizados hoje continuarão presentes nos carros do futuro. É o caso, por exemplo, de sistemas de freios, suspensões, eixos, rodas e pneus.
Sendo assim, ainda que a proposta seja pela autonomia, os veículos continuarão necessitando de intervenções humanas para a manutenção desses itens. Portanto, a evolução tecnológico não deve dizimar profissões relacionadas a manutenções mecânicas veiculares.
Entre as principais atuações desses profissionais estão as elencadas a seguir:
- Manutenção Corretiva: Apesar de se tornarem mais seguros e eficientes, os carros do futuro não estarão livres de vias imperfeitas, erros humanos ou até das próprias máquinas que podem falhar em momentos cruciais.
- Substituição de Itens: Além dos erros e imprevistos, os veículos continuarão sendo formados por itens com vida útil limitada. O que significa dizer que eles podem se desgastar ou sofrerem avarias com o passar do tempo. Da mesma maneira, fluidos e itens semelhantes também continuarão precisando de controle e substituições.
- Manutenções Elétricas: Mesmo com tantos avanços eletrônicos que controlarão o desempenho dos carros, as panes elétricas não estão descartadas. Portanto, esta é também uma área passível de cuidados e manutenções.
- Infecções por Programas Nocivos: A Adoção de sistemas virtuais e utilização de conectividade cada vez maior, também abre portas para ataques cibernéticos. O que faz desse tipo de manutenção, um campo promissor para profissionais da área.
A conclusão é que as demandas sempre existirão. Para que as oportunidades sejam bem aproveitadas, os interessados devem, então, estarem preparados. Isso implica preparação através e especializações, atenção às evoluções, e disponibilidade para o aprendizado constante.