Cuidados especiais com a bateria do carro

bateria

A bateria é o equipamento que armazena e distribui energia para o carro. Ela é composta de uma placa positiva e outra negativa, um separador condutor entre elas, óxido de chumbo e eletrólito, tudo isso isolado por uma carcaça de plástico.

Essa composição permite que a bateria funcione constantemente, fornecendo energia para dar partida, para o funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos do carro e além disso para manter ativos aqueles que permanecem em stand by, e ao mesmo tempo proteger o automóvel de eventos mecânicos externos. Ela é recarregada por um alternador quando o motor está ligado.

Essa peça, nos modelos mais modernos, não demanda manutenção recorrente e tem duração média entre 3 a 5 anos, variável conforme o fabricante e a qualidade do equipamento. Apesar de toda essa versatilidade, a bateria do carro não deve ser esquecida, pois é fundamental para o funcionamento do veículo e precisa de alguns cuidados especiais para se manter na ativa por mais tempo.

Veja a seguir quais cuidados tomar para aproveitar ao máximo a vida útil da bateria do carro.

1. Desligue os equipamentos antes de dar a partida ou desligar o carro

Para evitar a sobrecarga da bateria é importante desligar todos os equipamentos eletrônicos antes de dar a partida, como luz, rádio, ar-condicionado e outros. Isso porque o acionamento do motor é o momento que mais exige da bateria. Por outro lado, antes de desligar o carro também é importante desligar os equipamentos primeiro, evitando o “choque”. Essa é uma das medidas que aumenta a sua vida útil.

Powered by Rock Convert

2. Inspecione periodicamente a bateria do carro

Por efeito do tempo, a bateria pode apresentar algumas alterações como o afrouxamento dos terminais e resíduos devido ao vazamento de líquidos internos, simultaneamente em alguns veículos, o nível de água também precisa ser reposto de tempos em tempos. Não observar esses fatores pode resultar em problemas e comprometer o funcionamento da peça. Portanto, em um período entre seis meses e um ano, é interessante verificar se está tudo bem e, se necessário, fazer a manutenção.

3. Não deixe o carro parado por muito tempo

Como mencionamos no início desse artigo, a bateria do carro recarrega por um sistema de alternância quando o veículo está ligado. Dessa forma, deixar o automóvel desligado por muito tempo pode comprometer a vida útil desse componente. O indicado é pelo menos acionar o motor e deixá-lo ligado por alguns minutos para realizar a recarga e não deixar o carro “enferrujar”.

4. Se necessário deixar o veículo inativo, desligue o terminal positivo

Existem situações em que não é possível manter o automóvel ativo, por exemplo, no caso de uma viagem longa. O que fazer? Para evitar maiores danos como a descarga da bateria ou um curto-circuito, a melhor alternativa é desligar o terminal positivo.

Existem outras práticas que podem contribuir para um melhor aproveitamento da bateria, por exemplo, em carros que possuem aparelhagem de som pesada, ter uma bateria específica para ele. Isso evita comprometer as funções essenciais do veículo de forma inesperada, o que poderia causar transtornos mais graves.

O que você faz para preservar mais a bateria do seu carro? Compartilhe sua experiência nos comentários!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco