Infrações de trânsito que poucos motoristas conhecem

bateria

Existem entre as infrações de trânsito aquelas que são mais populares como excesso de velocidade, desrespeito às sinalizações, andar na contramão, consumir bebida alcoólica e dirigir, conduzir o veículo sem carteira de habilitação ou com habilitação irregular e algumas outras. Com isso, a maioria dos motoristas fica atento principalmente a essas questões a fim de evitar uma multa de trânsito.

Todavia, as multas de trânsito não se baseiam na popularidade das infrações, mas sim no Código de Trânsito Brasileiro, regulamentado pela Lei Nº 9.503. Nesse Código, além das normas gerais de circulação e conduta presentes no Capítulo III, que conta com mais de 40 artigos seguidos de suas especificações, existem mais de 100 artigos no Capítulo XV indicando situações e as condições referentes a elas que configuram infrações.

Para cada caso existe uma penalidade e uma multa, de acordo com o nível de gravidade da infração, como você já deve saber. É claro que é muita coisa para guardar na cabeça e nem tudo se aplica a todos os motoristas. O interessante é que encontramos entre essas infrações de trânsito, práticas muito comuns cometidas por diversos motoristas.

A verdade é que várias pessoas desconhecem essas infrações e suas consequências e, pelo hábito, correm o risco de serem surpreendidos com uma multa e pontos na carteira. Pensando nisso, elaboramos esse texto com algumas infrações de trânsito pouco conhecidas para que você possa se prevenir. Veja a seguir!

Infrações de trânsito pouco conhecidas

Uso indevido da buzina

A buzina é uma função do carro para alertar pedestres e motoristas em situações de risco ou para solicitar ultrapassagem e, mesmo assim, deve ser usada moderadamente. Não é uma válvula de escape para irritação! Utilizá-la de forma inadequada, principalmente em áreas de silêncio, é considerado uma infração leve.

Lançar água ou detritos em pedestres na calçada

Além de um ato de desrespeito e nada empático, descuidar-se ao passar nas poças de águas e detritos, lançando esse conteúdo nos pedestres, é considerado uma infração média.

Powered by Rock Convert

Jogar objetos na via

Jogar lixo pela janela do carro é mais do que uma questão ambiental, também pode gerar acidentes. Esse ato é considerado uma infração média. Melhor improvisar uma lixeirinha dentro do carro, não custa nada!

Dirigir com o braço para fora

Pode parecer estilo, um ato de liberdade sentir o vento no braço e nas mãos enquanto dirige, mas, na verdade é uma infração média, pois isso pode ser confundido com uma sinalização e atrapalhar o trânsito. Dessa forma, braço para fora, só se for para sinalizar.

Não ligar os limpadores de para-brisa

Nos dias de chuva, além de cuidar para não molhar os pedestres, deve-se ligar os limpadores de para-brisa. Não fazer isso é considerado uma infração de trânsito grave. Se eles não estiverem funcionando, vá de ônibus, pois um carro em perfeito funcionamento também é condição para circulação em via pública, segundo o Código Brasileiro de Trânsito.

Essas são apenas algumas das infrações que poucos motoristas conhecem, mas existem outras. Quando alguém comete algumas delas e é “flagrado”, acontece o seguinte:

  • Infração leve: 3 pontos na carteira + multa

  • Infração média: 4 pontos na carteira + multa

  • Infração grave: 5 pontos na carteira + multa

Você conhecia essas infrações de trânsito? Sabe de outras que também são pouco conhecidas? O que acha sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe esse artigo para alertar outros motoristas!

Cinto de segurança: muito mais que importante

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.