Caixa de direção: Aprenda a identificar problemas

caixa de direcao

A caixa de direção é um componente fundamental para o perfeito funcionamento do veículo, pois é o principal elemento que controla a sua dirigibilidade simultaneamente ela tem como função, junto a outras peças, transformar a rotação do volante em um movimento horizontal nas rodas.

Geralmente, esse item tem alta durabilidade. Contudo, é preciso ficar atento aos sinais de que ela esteja com problemas, pois além da substituição ser cara, corre-se o risco de acidentes. Veja a seguir alguns sinais de que a caixa de direção de um carro precisa de uma manutenção.

Volante emitindo ruídos durante as manobras

Principalmente no caso dos carros modernos, que possuem direção hidráulica ou elétrica, não é normal o volante emitir ruídos. Esse pode ser um sinal de que a caixa de direção está com defeito. No entanto, nem sempre é este o caso, pode ser que apenas uma peça esteja com problemas. De qualquer forma, deve-se procurar um profissional para verificar o que está causando o barulho.

Rigidez no movimento do volante

Se o volante estiver duro durante a realização das manobras, dificultando sua execução, é um sinal grave de que há algum problema com a caixa de direção. No caso dos carros com direção hidráulica ou elétrica, esse sinal torna-se ainda mais evidente, pois são direções muito macias.

Powered by Rock Convert

Caixa de direção sem assistência ou folga na direção

A folga na direção, também conhecida como caixa de direção sem assistência, é quando o movimento das rodas não responde bem ao girar do volante. Isso é um sinal de que existe algum desgaste na caixa ou defeito no sistema de direção e precisa ser avaliado por um profissional para identificar se é necessário trocar toda a caixa ou apenas peças.

Vibrações no volante com o carro em baixa velocidade

As trepidações no volante quando o carro está em alta velocidade pode ser resultado de vários motivos como rodas amassadas, junta homocinética, pneu com defeito, dentre outras questões. Todavia, se o volante apresentar vibração quando o veículo está em baixa velocidade, a caixa de direção deve ser verificada.

Esses são os principais sinais de que a caixa de direção pode estar com problemas, contudo, é preciso lembrar que o carro é um sistema, um mecanismo que funciona em conjunto, portanto, é possível que um mesmo sinal seja um alerta para mais de uma questão. A melhor forma de evitar transtornos é realizar periodicamente a manutenção preventiva e revisão.

Outra observação importante é sempre optar por uma mão de obra especializada e confiável. Mesmo quando o defeito identificado for em apenas uma ou algumas peças da caixa de direção e não for o caso de trocar todo o sistema. Pode parecer mais simples, no entanto, existe a possibilidade de que a caixa precise ser desmontada integralmente para realizar a correção necessária. Melhor evitar transformar um “probleminha” em um grande transtorno!

Quer mais dicas sobre manutenção de veículos? Aproveite a viagem e leia o nosso artigo: Fumaça no escapamento? Saiba o que é.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco