Peças originais, genuínas ou paralelas: qual a melhor opção?

peças originais

As peças de um veículo devem ser trocadas pelo tempo de uso, entretanto, uma dúvida surge na cabeça de vários proprietários que ficam indecisos na hora de definir se utilizarão peças originais, genuínas ou paralelas. Apesar de aparentemente o funcionamento ser o mesmo, as diferenças são gritantes e serão percebidas com o tempo.

Neste texto falaremos sobre as diferenças das peças, não deixe de conferir!

Peças originais x paralelas x genuínas

Peças genuínas

Essa peça é igual as peças utilizadas no seu veículo, já que seguem as mesmas características e especificações técnicas. Geralmente são vendidas nas concessionárias, vem em caixas personalizadas com o logotipo da marca do veículo. Quando o veículo está na garantia, essas peças devem ser utilizadas obrigatoriamente.

Se você é aquele proprietário que gosta de manter as mesmas características originais de fábrica, também é uma boa opção.

Peças originais

Essas peças geralmente são confundidas com as peças genuínas, pois possuem a mesma particularidade técnica e qualidade. Uma diferença entre esses modelos é que a as peças originais não são vendidas com o logotipo da montadora e sim com o logotipo do fabricante da peça.

Powered by Rock Convert

As montadoras podem terceirizar a fabricação de suas peças, sendo assim elas são vendidas com caixas personalizadas com a sua marca e não do fabricante, contudo, o fabricante pode vender as peças sem utilizar o logotipo da montadora.

Peças paralelas

São chamadas também de peças genéricas ou alternativas. Elas são fabricadas por outras empresas, que buscam produzir peças com qualidade e durabilidade.

São mais baratas do que as peças genuínas e originais, sendo que é possível encontrá-las em várias revendedoras, porém a qualidade do produto pode ser questionável.

Valores que estão abaixo do mercado são grandes indicativos de má procedência ou de qualidade abaixo do esperado.

Qual modelo de peça vale mais a pena investir?

Apesar de serem vendidas com preços um pouco mais altos, as peças originais garantem mais benefícios para o dono do veículo. Podemos destacar:

  • Maior durabilidade: As peças paralelas possuem uma aparência bem semelhante com as originais, entretanto, isso não é garantia que a qualidade seja igual. Se o preço é abaixo do mercado, as chances de o material ser o mesmo é mínima. As peças originais apesar de serem mais caras, possuem garantias e se houver a necessidade de reposição o custo será menor.
  • Desempenho de qualidade: Fabricantes de peças genuínas/originais seguem um padrão para a produção das peças, sendo que as mesmas passam por testes rigorosos de qualidade. Todo esse processo garante que elas estão dentro dos  requisitos esperados.
  • Mais segurança: Peças genéricas não têm garantia de segurança, sendo assim os riscos de acidentes são bem maiores. Um exemplo disso pode ser o sistema de freio, que se não funcionar da forma adequada, pode resultar em um grave acidente.

Conclusão

Pode-se perceber que não compensa investir em materiais paralelos, pois os mesmos não garantem a mesma eficiência das peças genuínas e originais. Invista em peças de qualidade e garanta a funcionalidade  do seu veículo! Ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco