Principais custos da gestão de frotas e como controlá-los

principais custos

Um administrador sabe que é necessário fazer o controle de custos com muita qualidade em todas as áreas de uma empresa. Na gestão de frotas não é diferente. Neste texto deixaremos algumas informações que irão te auxiliar a reduzir os custos da sua frota.

Quais os principais custos da gestão de frotas?

Combustível

O alto preço do combustível faz com que os gestores de frotas tenham bastante dor de cabeça, já que para concluir os trajetos é necessário encher o tanque e, consequentemente, gastar um bom dinheiro.

Fazer o controle do consumo de combustível a cada viagem ajuda a verificar o desempenho do veículo. Com informações minuciosas é possível descobrir falhas nos sistemas ou mesmo uma condução indevida por parte do motorista.

Procure sempre descobrir postos de gasolina mais confiáveis, faça uma pesquisa de preços e, se possível, feche parcerias com alguns postos, assim você vai conseguir descontos e boas opções de pagamento.

Seguros

O alto índice de acidentes faz com que o gestor busque alternativas para se proteger. Os seguros são algumas das opções, porém os altos valores fazem com que os orçamentos das empresas se elevem.

Pesquisar empresas de confiança que ofereçam serviços mais em conta é uma opção para reduzir os custos. Além disso, existem outros equipamentos de segurança, como os rastreadores.

telemetriaPowered by Rock Convert

Manutenção

O grande volume de circulação dos veículos faz com que se tenha a necessidade de fazer manutenções constantemente. Esse processo requer verbas, contudo, elas são necessárias para evitar problemas ainda maiores.

O planejamento da gestão de frotas deve prever financeiramente possíveis custos inesperados com manutenção. Uma boa dica é ensinar para os motoristas técnicas de direção defensiva, pois assim o veículo será conduzido da melhor maneira e consequentemente terá menos problemas mecânicos.

A manutenção preventiva é outra saída, já que através dela é possível evitar outros reparos que tem o custo ainda mais elevado.

Depreciação dos veículos

Devido ao tempo e as várias viagens que os veículos estão designados a fazer, a depreciação aumenta consideravelmente, fato esse que foge do controle das empresas que consequentemente terão que renovar a sua frota. Apesar de ser considerada investimento, essa renovação requer uma grande capitalização por parte das empresas que devem adotar alguns métodos no momento de troca dos veículos.

O momento de renovação da sua frota deve ser extremamente estratégico, uma dica é: espere o momento certo. Entre em contato com vários revendedores, faça orçamentos e procure saber mais sobre os descontos. Fazer pesquisas com antecedência ajudará você a comparar preços e, consequentemente, fazer um bom negócio.

Os gestores devem ficar atentos a todos os riscos e custos para conseguir manter sua frota de veículos. Você ficou com alguma dúvida? Deixe-nos um comentário.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco