5 Dicas para evitar prejuízos com roubos de transporte de cargas

transporte de cargas

Um dos maiores problemas de empresários do transporte de cargas é o número de roubos de carga no Brasil entre 2011 e 2016, uma vez que quase chega na casa de 100 mil casos. Com um impacto assustador, o prejuízo somado pode ultrapassar R$ 6,1 bilhões. Esses dados causam preocupações nos proprietários de empresas de transporte de carga, que são obrigados a encontrar alternativas para tentar minimizar os riscos de serem alvos dos assaltantes.

As quadrilhas no Brasil estão cada vez mais especializadas em seus assaltos, fazendo portanto, com que as empresas tenham mais dificuldade em garantir a segurança das suas cargas e dos seus motoristas.

Alguns métodos podem ser utilizados para evitar roubos de cargas durante o transporte, ajudando sua empresa a não sofrer com esse terrível problema. O post tem como objetivo principalmente, dar algumas dicas para aumentar a segurança, não deixe de conferir!

Como garantir a segurança do transporte de cargas?

O gerenciamento das companhias interfere diretamente nas suas ocorrências de furtos e roubos, então, é importante ter posturas inteligentes para reduzir esses riscos. Podemos citar:

Viagens noturnas

As viagens noturnas além de ter uma baixa luminosidade, possuem menor fluxo de veículos e patrulhamento policial. Todos esses fatores facilitam as ações dos criminosos que entram em ação nesses horários. Diante disso, cabe a empresa analisar a necessidade de viagens durante a noite.

Planejamento de rotas no transporte da cargas

Fazer um planejamento adequado é fundamental para evitar assaltos, pois obrigará o motorista a trafegar por locais conhecidos, onde há poucos índices de assaltos de transporte de cargas. Existem equipamentos e softwares que ajudam a traçar as melhores rotas.

telemetriaPowered by Rock Convert

Ter uma equipe preparada

Os motoristas que realizam o transporte de cargas estão expostos aos riscos da profissão. Sendo assim, eles necessitam estar preparados para os problemas que podem surgir durante o trajeto.

Para minimizar os roubos e auxiliar os motoristas, as empresas devem incluir orientações e treinamentos com medidas preventivas e ações emergenciais.

Manutenção regular dos veículos de transporte de cargas

Um veículo com problemas no meio de uma rodovia tem grandes chances de ser alvo dos assaltantes. Por isso, faça a manutenção da sua frota corretamente.

Além de ser alvo dos bandidos, um veículo estragado afetará a imagem da empresa, que atrasará o processo de entrega gerando a insatisfação dos clientes.

Utilização da tecnologia

Atualmente a segurança e a tecnologia estão totalmente interligadas. Os sistemas informatizados auxiliam as empresas a melhorar a segurança das suas viagens. Dentre as tecnologias, uma é destaque:

  • Rastreamento: Os sistemas de rastreamento são os mais utilizados pelas empresas, pois viabilizam um monitoramento do transporte de carga em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, os rastreadores oferecem várias outras informações que auxiliam na produtividade da sua empresa.

Declatrack

Você conhece o sistema de rastreamento Declatrack? É muito prático e fácil de ser manuseado, sendo que é possível fazer o acesso através de qualquer aparelho que se conecte a internet. Além do monitoramento você poderá ter:

  • Controle de horário, permanência e atraso dos pontos do trajeto;
  • Planejamento de forma mais inteligente, visando reduzir o tempo de planejamento e obtendo excelentes resultados;
  • Maximização da produtividade dos seus motoristas e aumento da ocupação dos seus veículos;
  • Alcance e superação das expectativas de seus clientes, concluindo seu serviço na hora combinada, sem atrasos;
  • Extrato de horas trabalhadas e não trabalhadas;
  • Redução das horas extras dos motoristas, desperdício de combustível e utilizações indevidas, aumentando a lucratividade;
  • Informações reais de utilização, gerando otimização dos serviços;
  • Melhora na produtividade do gerente, otimizando seu trabalho;
  • Aumento da eficiência gerencial, fornecendo informações atuais e históricas de produtividade e utilização em apenas alguns cliques;
  • Gerenciamento dos pontos de importância otimizando rotas e trajetos.

Essas são algumas das vantagens de se ter um rastreador veicular da Declatrack. Não perca tempo e conheça a nossa empresa agora mesmo!

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fale Conosco