É previsto que a partir de fevereiro de 2018 a CNH digital já esteja disponível em todo o Brasil. Seu projeto piloto foi iniciado em Goiás desde outubro de 2017 para teste e vem apresentando boa repercussão.
Apesar do receio de algumas pessoas, tornar a carteira de motorista um documento digital apresenta muitos benefícios, inclusive no que diz respeito à segurança. Conheça um pouco mais sobre o assunto e se prepare para essa novidade!
Como a CNH digital será emitida?
Para emissão do documento de habilitação virtual, em primeiro lugar, é necessário aguardar que ele seja liberado em seu estado. Quando houver a liberação, deve-se acessar o Portal de Serviços do Denatran e realizar o cadastro.
Em seguida, será preciso ir até o Detran no qual a carteira impressa foi emitida para confirmação de dados. Outra alternativa é usar o certificado digital, um documento pago que permite que todo o processo seja realizado on-line.
Após a confirmação dos dados, basta baixar o aplicativo gratuito da habilitação digital, que estará disponível nas versões IOS e Android. Para acessar o aplicativo será solicitado um código de ativação, enviado pelo Denatran no ato da inscrição.
Por último, uma senha de 4 dígitos será criada pelo usuário, para proteger o acesso do documento no celular.
Qual será o critério para emissão?
Somente conseguirão emitir a carteira de motorista digital os condutores que tiverem a carteira de habilitação com o QR code, que passou a ser incluído nas carteiras desde maio de 2017. Sendo assim, aqueles que tiverem a versão desatualizada da CNH impressa precisarão pedir renovação antes de solicitar a versão digital.
Qual será o custo da carteira digital?
Ainda não há uma definição sobre o valor do documento virtual. No entanto, já se tem informação de que, assim como a habilitação tradicional, o valor de emissão da carteira digital também será variável de acordo com o estado.
De qualquer forma, é muito provável que o seu custo seja muito inferior ao da habilitação impressa, devido à redução de gastos que um documento digital proporciona.
Quais serão os possíveis benefícios da habilitação virtual?
A carteira de motorista digital aumentará a segurança desse documento para o motorista. Além de evitar a ausência da carteira em momentos necessários devido ao esquecimento (afinal, ninguém esquece o celular!), ela também facilitará o processo de bloqueio da carteira em caso de furto ou roubo.
O acesso à carteira estará disponível off-line, portanto, a instabilidade da internet não é uma preocupação necessária.
Outros benefícios no uso do documento digital estão relacionados ao aplicativo. A expectativa é que através do app se possa consultar a pontuação, receber alerta sobre o vencimento da carteira e compartilhar o arquivo do documento quando necessário.
Embora a CNH digital seja uma proposta interessante para o usuário, ela não será obrigatória. Não há previsão de extinção da carteira impressa, portanto, o condutor que preferir essa versão poderá continuar a utilizá-la normalmente.
O que você acha dessa inovação? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Carros rebatizados: Conheça a lista dos que mudaram de nome.